O censo sobre o lince-ibérico feito no ano passado indica a existência de mais de 1.600 exemplares na Península Ibérica, a grande maioria (84,3%) em Espanha, tendo Portugal 261 indivíduos (15,7%).

De acordo com os dados hoje divulgados os 1.407 linces em Espanha e os 261 em Portugal estão distribuídos por 15 núcleos populacionais, um deles em Portugal.

O núcleo em Portugal fica na zona do Vale do Guadiana e é dividido em três subnúcleos, Mértola e Serpa (Alentejo) e Alcoutim (Algave).

Segundo o censo, feito pelas autoridades ambientais dos dois países e com a colaboração de organizações não-governamentais, Portugal possui atualmente 49 fêmeas reprodutoras na natureza, que geraram 86 crias durante o ano passado. Dos 261 linces, 175 são indivíduos adultos ou subadultos.

Em Espanha há seis núcleos na Andaluzia, quatro em Castela La Mancha e outros quatro na Estremadura.

A Andaluzia (627 indivíduos, 37,6% do total de linces), Castela La Mancha (585, 35,0%) e a Estremadura (195, 11,7%) são as comunidades autónomas espanholas com presença estável da espécie, indica-se num comunicado hoje divulgado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O ICNF recorda que desde o início deste século foram feitas ações de conservação do lince-ibérico, graças às quais a população atingia em 2020 os mil exemplares.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Homenagem em Fado assinala aniversário dos Bombeiros Voluntários de Monforte

A Sala Municipal Polivalente de Monforte encheu-se de emoção na noite de sábado, 15 de Nov…