O fumo, proveniente de um grande incêndio que assola o norte da vizinha Estremadura espanhola, está a deixar o os céus de Elvas totalmente cobertos, confundindo-se com nuvens altas, apesar de o IPMA prever céu limpo para a zona. Mas o sol não engana.

Segundo o jornal extremeño Extremadura 7 Dias, “não há boas notícias no norte da Extremadura depois de uma noite difícil em que as tropas pouco puderam fazer para deter o avanço das chamas que passaram na quinta-feira de Las Hurdes à Sierra de Gata.




A noite foi bastante difícil, em que as tropas pouco puderam fazer para deter o avanço das chamas que passaram na quinta-feira de Las Hurdes à Sierra de Gata. Foto e fonte: Extremadura7dias

Às 00:00 horas, 17 unidades terrestres, 6 máquinas pesadas, 5 agentes do ambiente natural e 7 técnicos sem apoio aéreo trabalham no local porque é impossível voar com segurança à noite. Um total de mais de 200 soldados.

O incêndio, de grau 2 de perigosidade, pelas 02:45 horas avançava em direção ao Vale do Árrago, aproximando-se das populações que já se encontravam em pré-alerta para medidas de proteção civil.

De facto, durante a madrugada tiveram que evacuar Cadalso, Descargamaría e Robledillo de Gata.

A operação de extinção, que começa esta manhã, é composta por 17 unidades terrestres, 14 meios aéreos, quatro máquinas pesadas, cinco agentes do ambiente natural e seis técnicos da Infoex. Contará também com o apoio de um batalhão da Unidade Militar de Emergência. No total, a operação contará com mais de 275 pessoas.

A previsão meteorológica é muito semelhante à de ontem, quinta-feira, com temperaturas que não ultrapassarão os 25 graus, mas com fortes rajadas de vento que dificultarão significativamente o trabalho de extinção.

Atualmente, logo pela manhã, as estradas interditadas são CC-121 (Pinofranqueado – Sauceda), CC-122 (Muela – Robledo) e EX-204 Pk 37”, esclarece o Extremadura 7 Dias.


Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Estremoz: Ciclo de cinema “Aqui na Terra” no Teatro Bernardim Ribeiro

O ciclo de cinema intitulado “Aqui na Terra”, que vai decorrer em Estremoz, começa no sába…