O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) – Pólo de Inovação de Elvas assinalou quarta-feira, 17 de Maio, o Dia do Agricultor, este ano sob o mote “Território e Competitividade”.
A jornada contou com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, do presidente do INIAV, Nuno Canada, e do vereador Hermenegildo Rodrigues.

De acordo com a organização, o Dia do Agricultor 2023 pretendeu “promover uma discussão alargada sobre a diversidade do território agrícola nacional e o contributo da investigação e inovação, assim como dos Centros de Competências, para o desenvolvimento de sistemas de agricultura sustentáveis e competitivos”.

“Os resultados do último recenseamento agrícola, cuja recolha terminou no final de 2020, confirmam uma alteração de fundo nos sistemas de agricultura em Portugal, com predominância das pastagens permanentes (que ocupam cerca de 2 milhões de ha, mais de 50% da Superfície Agrícola Utilizada) e uma redução da área dedicada a culturas arvenses. Para esta evolução contribuem factores de natureza económica, sociológica e ambiental, mostrando que a competitividade da agricultura está relacionada com a compreensão das especificidades do território”, acrescentou.
Na ocasião, a ministra da Agricultura realçou a importância do Dia do Agricultor para “discutir as medidas necessárias que, do ponto de vista da inovação, do desenvolvimento tecnológico e do melhoramento genético, possam ser desenvolvidas pelo INIAV enquanto laboratório de Estado e responsável por esta matéria”.
Maria do Céu Antunes abordou ainda as medidas que estão a ser tomadas para fazer face à seca.
A governante mencionou igualmente os desafios que se colocam para “reter mais água” nos territórios, seja “alteando, limpando barragens, construindo charcas, utilizando águas residuais, apostando na dessalinização ou fazendo o transvaze de regiões que tenham mais água para outras que não a tenham”.