Um fórum internacional vai reunir em Portalegre representantes de universidades e politécnicos para debater estratégias para alcançar o objetivo “net zero” para as emissões de gases com efeito de estufa.
Promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e pela Virtual Educa, o Fórum Internacional “Academia Net Zero”, vai decorrer naquela cidade alentejana entre os dias 15 e 16 de junho.
De acordo com os promotores do evento, a iniciativa tem como objetivo criar um espaço de “partilha de conhecimento” sobre a forma como as instituições de ensino superior podem trabalhar com governos e o setor privado, para alcançar a meta “net zero” de emissões de gases de efeito estufa.
Em conferência de imprensa, o presidente do IPP, Luís Loures, referiu que esta iniciativa servirá para mostrar também “as boas práticas e o posicionamento” do politécnico de Portalegre nesta temática e, “perceber e entender”, junto dos participantes, outras práticas que se possam aplicar naquela região.
“Estamos a falar de algo que, sendo muito específico, acaba por ter um enquadramento global muito significativo e eu acredito que vai trazer parcerias para o IPP e para o território, uma vez que vamos ter a presença de empresas, reitores, decisores públicos, pessoas da sociedade civil que se preocupam com esta temática”, disse.
O diretor executivo da Virtual Educa, Adelino Sousa, disse por sua vez aos jornalistas que o evento vai reunir universidades e politécnicos oriundos de vários países da Europa e da América Latina.
“Contamos ter aqui neste fórum pelo menos dez países representados, para além de Espanha e Portugal, Peru, Porto Rico, Colômbia, Chile, Argentina, entre outros”, disse.
De acordo com Adelino Sousa, a iniciativa deverá contar com a presença “essencialmente de reitores”, num total de “cerca de 300 participantes”.
A Virtual Educa é uma organização que visa impulsionar a inovação em educação, para favorecer a transformação social e o desenvolvimento sustentável, com foco no espaço ibero-americano.
O fórum que vai decorrer em Portalegre, no Campus do IPP, propõe o intercâmbio de ideias sobre as diferentes visões das universidades perante o desafio que representam as alterações climáticas para a humanidade, dar visibilidade às ações que estão a ser levadas a cabo, neste âmbito, no que respeita à docência e à investigação.
A iniciativa pretende ainda gerar potenciais oportunidades para o crescimento do rol de instituições de ensino superior que desenvolvam soluções replicáveis, que permitam fazer frente às alterações climáticas e mitigar as suas consequências.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…