Cerca de 30 estudantes do 3º ciclo, da Escola BI Dr. Manuel Magro Machado, em Marvão, participaram, no dia 29, nas actividades promovidas pelo projecto GUARDIÕES, cujo objectivo foi impulsionar, junto da população escolar, práticas sustentáveis e de defesa do ambiente.
“Esta foi mais uma iniciativa do GUARDIÕES muito bem recebida pelos jovens, neste caso particular pelos estudantes de Marvão, afirma Jorge Martins, Coordenador do Projeto GUARDIÕES. “Acreditamos que as novas gerações têm um papel determinante na defesa do ambiente e no combate às alterações climáticas. A nossa proposta de intervenção ambiental, e pela preservação da riqueza da paisagem alentejana, passa, por isso, pela formação destes futuros líderes, recorrendo à partilha de conhecimento e à comunicação ambiental activa nas escolas. Temos sido recebidos como muito entusiamo em todo o Alentejo e vamos continuar a contribuir para uma mudança de comportamentos e de mentalidades”, adiantou o responsável.
A estratégia adoptada pelo GUARDIÕES, junto da comunidade escolar, prevê uma intervenção de complemento da aprendizagem, do jardim-de-infância ao ensino secundário, incentivando, simultaneamente, a introdução da temática das alterações climáticas nos programas curriculares de Ciências, Estudo do Meio e Cidadania.
Durante o passado ano lectivo, o GUARDIÕES realizou iniciativas de sensibilização ambiental em várias escolas básicas e secundárias da Região, abrangendo várias centenas de crianças e jovens. Este ano, o projecto pretende alargar estas acções ao maior número possível de agrupamentos de escolas do Alto e Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Central.
