O novo Programa Regional de Ordenamento do Território (PROT) do Alentejo, que entra em vigor na quinta-feira, prevê o reforço da ligação entre os sistemas ecológicos para combater a suscetibilidade de desertificação e os efeitos das alterações climáticas.
Este é um dos objetivos do PROT do Alentejo, segundo a resolução do Governo que converteu os atuais planos regionais de ordenamento do território em programas, publicada hoje em Diário da República (DR).
O documento estipula “o reforço da conectividade ecológica estruturada entre os diversos sistemas ecológicos” para combater “a suscetibilidade à desertificação de todo o território regional, com incidência de graves e muito graves riscos em 60%, e às vulnerabilidades geradas pelos efeitos das alterações climáticas”.
Abrangendo os 47 municípios alentejanos, o PROT do Alentejo pretende também “estabelecer os princípios orientadores do ordenamento e regulamentação do espaço rural para aumento da resiliência socioecológica global regional, promovendo a otimização do ciclo da água, a preservação do recurso solo e a valorização social e económica da biodiversidade”.
“Definir e articular, a nível regional, as políticas de proteção de áreas ecologicamente sensíveis, a gestão do recurso água, bem como dos demais ativos naturais e culturais, indispensáveis à manutenção da identidade regional”, é outra das metas do documento.
O programa vai ainda “identificar os modelos económicos e de organização social adequados às diferentes realidades locais, tendo em conta o decréscimo de população já em 2030 e uma estrutura demográfica mais envelhecida, reforçando as oportunidades da digitalização, da transição energética e da economia circular e a competitividade económica sustentada dos territórios”.
Entre outros objetivos, o PROT do Alentejo vai igualmente procurar fazer prospetiva das redes de acessibilidade e de mobilidade, criar cenários para a geração de valor e criação de emprego dos setores económicos, consolidar nichos de inovação, atividades e fileiras económicas diferenciadoras e fomentar a cooperação transfronteiriça inter-regional e internacional.
Esta resolução do Governo agora publicada em Diário da República determina a alteração dos planos do Oeste e Vale do Tejo e da Área Metropolitana de Lisboa, que serão integrados no novo Programa Regional de Ordenamento do Território de Lisboa, Oeste e Vale do Tejo.
São igualmente alterados os Planos Regionais de Ordenamento do Território do Alentejo e do Algarve.
“A alteração destes instrumentos de gestão territorial visa garantir a atualidade dos instrumentos face à intensa transformação social e aos desafios do futuro, designadamente no que respeita às alterações climáticas, a consolidar o sistema de gestão territorial, a melhorar a sua coerência e eficácia e a permitir que cada uma das regiões de intervenção das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional disponha de um programa estratégico concertado, capaz de suportar as grandes opções territoriais”, justificou a tutela.
-
CCDR: Economista Roberto Grilo eleito vice-presidente do Alentejo pelo conselho regional
O economista Roberto Grilo foi hoje eleito vice-presidente da Comissão de Coordenação e De… -
“Noite branca” no Alentejo: nevou em várias localidades da região (C/Vídeos e Fotos)
A noite de sexta-feira, 23 de janeiro, ficou marcada por um fenómeno pouco comum na região… -
Economistas do Alentejo visitam Aeródromo Municipal de Ponte de Sor
O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor recebeu, na passada sexta-feira, dia 16 de Janeiro, …
Carregar mais artigos relacionados
-
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma… -
Detidos, multados e em fiscalização: semana agitada no distrito de Portalegre
Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP intensificou a…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Câmara de Portalegre desativa Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil
A Câmara de Portalegre informou hoje que já foi desativado o Plano Municipal de Emergência… -
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe…