A probabilidade de ocorrência de um episódio de ‘El Niño’ este ano está ganhar probabilidades cada vez maiores, segundo refere a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esta organização prevê um aumento nas temperaturas globais, mais pronunciado em algumas regiões do que em outras, que ocorrerá de Maio a Julho de 2023.

A probabilidade é de 60% para este período, 70% entre Junho e Agosto e 80% de Julho a Setembro.

Recorde-se que os últimos oito anos foram os mais quentes registados. No entanto, nos últimos três anos, o episódio ‘La Niña’ teve “um efeito de arrefecimento que temporariamente atrasou o aumento da temperatura global”, afirmou o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.

“O mundo deve preparar-se para a formação de um episódio de El Niño, que geralmente está associado ao aumento do calor, seca ou precipitação em diferentes partes do mundo. Isso poderá aliviar a seca no Corno de África, bem como outros efeitos causados ​​pela ‘La Niña’, mas também poderá desencadear mais fenómenos meteorológicos e climáticos extremos”, declarou Taalas.

Segundo o site Aemetblog, ‘El Niño’ é um padrão climático de origem natural associado ao aumento da temperatura da superfície do oceano nas partes central e oriental do Pacífico tropical. Ele ocorre, em média, em ciclos que variam de 2 a 7 anos e os episódios costumam durar entre 9 e 12 meses.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Cerâmica foi tema de workshop no Museu de Arte Contemporânea

A cerâmica foi o tema para mais uma edição da iniciativa mensal Sábados com Arte, que deco…