A probabilidade de ocorrência de um episódio de ‘El Niño’ este ano está ganhar probabilidades cada vez maiores, segundo refere a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Esta organização prevê um aumento nas temperaturas globais, mais pronunciado em algumas regiões do que em outras, que ocorrerá de Maio a Julho de 2023.

A probabilidade é de 60% para este período, 70% entre Junho e Agosto e 80% de Julho a Setembro.

Recorde-se que os últimos oito anos foram os mais quentes registados. No entanto, nos últimos três anos, o episódio ‘La Niña’ teve “um efeito de arrefecimento que temporariamente atrasou o aumento da temperatura global”, afirmou o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.

“O mundo deve preparar-se para a formação de um episódio de El Niño, que geralmente está associado ao aumento do calor, seca ou precipitação em diferentes partes do mundo. Isso poderá aliviar a seca no Corno de África, bem como outros efeitos causados ​​pela ‘La Niña’, mas também poderá desencadear mais fenómenos meteorológicos e climáticos extremos”, declarou Taalas.

Segundo o site Aemetblog, ‘El Niño’ é um padrão climático de origem natural associado ao aumento da temperatura da superfície do oceano nas partes central e oriental do Pacífico tropical. Ele ocorre, em média, em ciclos que variam de 2 a 7 anos e os episódios costumam durar entre 9 e 12 meses.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…