No contexto da Bienal Cultura & Educação (Plano Nacional das Artes), a Sala de Conferências do Palácio D. Manuel, em Évora, vai acolher, no dia 3 de Maio, pelas 10,30h, uma sessão pública de divulgação de materiais acessíveis relativos ao património, na qual serão apresentados dois projectos.
A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Associação de Surdos de Évora encontram-se a produzir, em parceria, uma série de vídeos para divulgação de património cultural que se encontra afecto àquela Direcção Regional.
Estes vídeos, no contexto da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência (RCM nº 119/2021) e da Estratégia de Promoção da Acessibilidade e da Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios na dependência da Direcção-Geral do Património Cultural e das Direcções Regionais de Cultura (Despacho nº 1720/2022), incluem locução em voz-off, legendagem e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Realizados por Pedro Barral, os vídeos serão lançados espaçadamente, sendo disponibilizados no dia 3 de Maio, nas páginas da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, em www.cultura-alentejo.pt, e da Associação de Surdos de Évora, em www.asurdosevora.org/, os quatro primeiros: “Flores – Esculturas de João Cutileiro, homenagem a Mapplethorpe”, “Gruta do Escoural”, “Sítio Arqueológico de S. Cucufate” e “Casa Nobre da Rua de Burgos”.
O projecto de materiais acessíveis sobre o Templo Romano de Évora foi produzido pela Accessible Portugal, no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo, tendo sido lançado em Outubro de 2022, e consiste na disponibilização de diversos tipos de materiais sobre esse monumento, como um vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, brochura em braille, linguagem simplificada e pictórica, maquetes do Templo Romano e placas em relevo 2D ½.
Estes materiais encontram-se permanentemente disponíveis no Palácio D. Manuel.