A Estação de Transferência de Elvas está a ser reformulada para otimizar o serviço de transportes de resíduos indiferenciados, num investimento de 500 mil euros, anunciou hoje a empresa Valnor.
A Valnor é a empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos em 25 municípios dos distritos de Portalegre, Santarém e Castelo Branco.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa explica que o investimento visa a “substituição da solução de compactação” de resíduos indiferenciados, permitindo assim “otimizar o transporte” de resíduos indiferenciados a partir da Estação de Transferência de Elvas, substituindo equipamentos que se encontram em operação há 20 anos por uma solução “mais eficiente”.
Além desta vertente, o investimento, que deverá ficar concluído em junho, prevê ainda a aquisição de três semirreboques, equipados com piso móvel, a aquisição de três unidades hidráulicas para promover a deslocação dos pisos móveis, a construção de três tremonhas de descarga e trabalhos de construção civil para adaptação da estação de transferência.
“Os semirreboques constituem uma otimização da solução de transporte em contentor fechado, possibilitando o transporte de cerca de 24 toneladas por frete em detrimento dos contentores fechados, cuja carga máxima será 11 a 12 toneladas”, lê-se na nota.
De acordo com a Valnor, a solução de transporte em alta com semirreboques possibilita que a Estação de Transferência de Elvas seja, desde logo, reconvertida para poder receber biorresíduos de recolha seletiva, ficando um dos novos semirreboques destinado para o efeito.
Citado no comunicado, o administrador delegado da Valnor, Nuno Heitor, considera que a intervenção vai ao encontro da estratégia de gestão da empresa.
“Esta intervenção, prevista no plano de investimentos da Valnor, vai ao encontro da estratégia de gestão da empresa, com o novo paradigma da gestão de resíduos que tem vindo a assumir, nomeadamente em termos da contribuição para o cumprimento das exigências nacionais e comunitárias para o setor e de sustentabilidade do sistema e da concessão nas suas vertentes ambiental, social e económico-financeira”, refere.

HYT // VAM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…