Centenas de romeiros, oriundos de vários pontos do país, partem da Moita, distrito de Setúbal, na quarta-feira, em direção a Viana do Alentejo, para a tradicional Romaria a Cavalo que liga os dois concelhos.
A 21.ª edição da iniciativa, que se prolonga até 30 deste mês, o dia seguinte à chegada, é organizada pelas câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo e pelas associações dos Romeiros da Tradição Moitense e Equestre de Viana do Alentejo.
Com partida marcada para quarta-feira, realçou hoje a Câmara de Viana do Alentejo, os romeiros vão percorrer cerca de 150 quilómetros, durante quatro dias, pela antiga canada real, mais conhecida pela Estrada dos Espanhóis.
Segundo o programa da iniciativa, estão previstas cerimónias religiosas e animação musical pelas povoações por onde passa a comitiva, nomeadamente Poceirão, Landeira, Casebres, São Cristóvão, Alcáçovas e São Brás do Regedouro.
A chegada a Viana do Alentejo está prevista para o final da tarde do dia 29 e para receber as centenas de romeiros e também visitantes, durante esse fim de semana, o município alentejano tem preparado um programa cultural.
No dia 29, a partir das 15:30, haverá animação pelas ruas da vila, com cante alentejano na Praça da República e sevilhanas no Largo 25 de abril.
Para essa noite, na Tenda Tradições, instalada no Parque de Feiras e Mercados de Viana do Alentejo, sobem ao palco os grupos Vozes de Canaviais e Sonido Andaluz, além da atuação de DJ’s.
Já no dia 30, a partir das 13:00, no mesmo local, continua a animação com Puxa O Fole, a Tuna Popular do Polo de Viana do Alentejo da Universidade Popular Túlio Espanca e flamenco e sevilhanas com a participação de vários grupos.
Em termos religiosos, os destaques do programa vão para a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires pelas ruas da vila, no dia 29, a partir das 21:00, e para a procissão e missa campal no santuário, no dia 30, às 10:00.
A Romaria a Cavalo recupera uma antiga tradição religiosa existente na vila de Moita, quando os lavradores, com os seus animais, se deslocavam ao Santuário de Nossa Senhora d’Aires, em Viana do Alentejo.
Os romeiros pretendiam que os animais fossem benzidos durante uma procissão em honra de Nossa Senhora d’Aires, padroeira dos animais, e pediam proteção e boas colheitas.
Retomado em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, o evento conta, anualmente, com centenas de romeiros que levam consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada a Viana do Alentejo, à imagem de Nossa Senhora d’Aires.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Cerâmica foi tema de workshop no Museu de Arte Contemporânea

A cerâmica foi o tema para mais uma edição da iniciativa mensal Sábados com Arte, que deco…