A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas venceu a zona sul do programa “Projeto Ser Solidário”, promovido pela Brisa Autoestradas de Portugal.
Em todo o país candidataram-se 21 instituições, das quais 11 pertencentes ao sul de Portugal. A APPACDM de Elvas alcançou o primeiro lugar no sul, com 58 votos, o que corresponde a um prémio de 17 mil euros com a candidatura do projecto “Baptismo de Voo”.
O projecto implementado pela APPACDM de Elvas destina-se a 25 utentes e seis acompanhantes que, assim, terão a oportunidade de viajar de avião entre Lisboa e Porto, utilizando também outros métodos de transporte, como autocarro, metro e comboio.
“O projecto ‘Baptismo de Voo’ destina-se aos utentes provenientes de um contexto sociocultural mais desfavorecido e com menores recursos financeiros. O objectivo é proporcionar bem-estar físico e emocional, promover autonomia e independência pessoal, conhecer as duas maiores cidades do país, conhecer outras realidades e viver novas experiências”, revela a instituição.
“Até aos dias de hoje ainda não tínhamos conseguido angariar fundos devido à actual conjuntura e também pelos tempos de pandemia recentemente vividos”, conclui fonte da APPACDM de Elvas.

