O PCP defendeu hoje a utilização de verbas que resultam da atualização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para modernizar e eletrificar o troço ferroviário da Linha do Alentejo entre Beja e a Funcheira (Ourique).
É “um investimento que calculamos em cerca de 100 milhões de euros, que é uma verba muito insignificante tendo em consideração o global da reprogramação” do PRR, afirmou à agência Lusa o deputado do PCP eleito por Beja, João Dias.
O parlamentar comunista falava a propósito de uma pergunta que dirigiu, juntamente com o também deputado do PCP Bruno Dias, ao ministro das Infraestruturas, João Galamba, sobre a modernização e eletrificação da Linha do Alentejo em toda a sua extensão.
Assinalando que o Governo já se comprometeu em eletrificar a Linha do Alentejo entre Beja e Casa Branca, João Dias considerou que, assim, será apenas criado “um ramal”, já que o troço entre Beja e Funcheira, atualmente desativado, fica por modernizar.
“Este troço é fundamental e decisivo para a dinâmica económica daquela região, mas também serve o todo nacional porque está a ligar o Porto de Sines a Espanha e ao estrangeiro e duas capitais de distrito, nomeadamente Beja a Faro”, sustentou.
Para o deputado do PCP, a reabilitação da totalidade da Linha do Alentejo criaria dinâmica económica ao servir as empresas agrícolas e da agroindústria e o turismo e também o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva e o Aeroporto de Beja.
O PRR, segundo o parlamentar alentejano, vai receber “um acréscimo de verbas” na ordem dos quatro mil milhões de euros, pois a sua dotação passará de cerca de 16 mil milhões de euros para 20 mil milhões de euros.
“E ficamos, naturalmente, inconformados e insatisfeitos por não vermos na reprogramação [do PRR] considerada uma verba, de alguns milhares, para o investimento neste troço ferroviário”, sublinhou.
João Dias considerou que “há condições para que, tendo em consideração até o estudo que a REFER fez em 2015, aproveitar esse estudo e avançar já para os projetos de execução e a concretização, até 2026, da modernização daquele troço”.
“Até porque nem sequer está a ser utilizado e, portanto, não haveria problemas de operacionalidade da via”, acrescentou.
Na pergunta, o PCP questiona o Governo se está disponível para considerar a modernização e eletrificação do troço da Linha do Alentejo entre Beja e Funcheira, dadas as condições potenciadas pela reprogramação do PRR.
Sobre a eletrificação do troço entre Beja e Casa Branca, os comunistas querem saber se o Executivo está empenhado na criação de condições para lançar o concurso da empreitada de construção no terceiro trimestre de 2024.
O reforço orçamental do PRR, operacionalizado no âmbito da sua reprogramação, está em consulta pública até ao dia 21 deste mês.
-
Tribunal de Beja deverá ler acórdão a 5 de janeiro sobre exploração de imigrantes
O Tribunal de Beja deverá proceder, em 05 de janeiro, à leitura do acórdão do julgamento d… -
Fechado lar no concelho de Ourique onde idoso agrediu outro que acabou por morrer
A Segurança Social encerrou o lar em Garvão, no concelho de Ourique, onde ocorreram as al… -
Inspetores da PJ contam no Tribunal de Beja busca a casa de imigrantes “sem condições”
Inspetores da Polícia Judiciária relataram hoje no Tribunal de Beja que efetuaram vigilânc…
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…