A Institución Ferial de Badajoz (IFEBA) é palco da 24.ª edição da ‘Feria de los Mayores de Extremadura’, um evento que promove actividades lúdicas, culturais e desportivas vocacionadas para a terceira idade.
Na inauguração, que decorreu ontem, 23 de Março, estiveram presentes o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera; o diretor gerente do SEPAD, José Vicente Granado; o delegado do Governo da Extremadura, Francisco Mendoza e a vereadora delegada da Feira de Badajoz (IFEBA), Blanca Subirán.
Todos eles destacaram a importância dos idosos na sociedade, bem como a necessidade de apoio institucional a um grupo etário que responde de forma activa a este tipo de iniciativas, contribuindo para o seu sucesso com sua vitalidade.
Este ano foi organizada novamente uma ampla agenda de atividades para que ao longo dos quatro dias, todos os idosos provenientes de Extremadura e de Portugal possam desfrutar da feira. Do programa de actividades destaca-se a atuação musical “Festival Anos 70”, o flamenco de Esther Merino, bem como o facto da Polícia Nacional dispor de um stand para renovação o cartão de identidade a maiores de 65 anos, que este ano acrescenta a possibilidade de obter o PIN do documento. Além disso, a feira conta ainda com a exposição “Passado e Presente da Polícia Nacional”, além de palestras, teatro, gastronomia e desporto.
Outro elemento em destaque é a celebração no domingo, dia 26, do Dia da Família. Com este dia pretende-se incentivar a presença intergeracional, uma vez que as actividades programadas são direccionadas a todos os familiares e incluem, entre outras, uma caminhada para avós e netos que terminará na IFEBA com um churrasco de bacon, bem como apresentações infantis, a comparsa “Dekebais” e os “Bichejos”, e a murga “Mini-Folk”.


