O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) argumentou hoje que as urgências do hospital de Portalegre têm um “desastre à vista”, por as escalas dos médicos estarem alegadamente “sempre abaixo dos mínimos técnicos recomendados”.
Em comunicado enviado à agência Lusa, intitulado “Urgência do Hospital de Portalegre com desastre à vista”, o SIM diz ter tido conhecimento de que a situação no Serviço de Urgência do Hospital Dr. José Maria Grande, integrado na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), “continua a degradar-se”.
“As escalas dos médicos de urgência estão sempre abaixo dos mínimos técnicos recomendados e repetidamente estão médicos a realizarem turnos [de] 48 horas (e por vezes de 60 horas) ininterruptas, muito acima do que é legal”, denuncia o sindicato.
De acordo com o SIM, esta situação poderá potenciar “o erro médico” e colocar “em perigo a segurança dos profissionais e dos doentes”.
No mesmo comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos afirma que já alertou inclusive a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para esta situação.
“Lamentavelmente, o pedido repetidamente formulado à IGAS para que estas escalas de urgência sejam alvo de investigação fica sem resposta”, pode ler-se no documento.
O mesmo sindicato acrescenta que tem “inclusivamente alertado para o perigo de, mantendo-se esta situação, haver perda de idoneidade de alguns serviços”.
“E é sabido como a formação de médicos internos é vital para a instituição e a prestação de cuidados de saúde”, acrescenta.
Ao longo dos “últimos anos”, o SIM tem “repetidamente alertado” o Ministério da Saúde para a “situação difícil” que vive a ULSNA, que gere o hospital de Portalegre, “avisando sobre a falta de condições de segurança e de trabalho” dos médicos.
Está também em causa naquela unidade hospitalar “a falta de políticas para a captação” de médicos para a região, bem como de “incentivos” para que os médicos que já se encontram na região não a abandonem.
“O silêncio, quer do poder central quer do conselho de administração [da ULSNA], é sintoma da falta de interesse pela resolução dos problemas e pela saúde da população alentejana”, critica, no comunicado.
A Lusa contactou o conselho de administração da ULSNA para obter uma reação, mas a mesma escusou-se a reagir.
-
Bloco de Esquerda saúda reabertura do Bloco Operatório do Hospital de Santa Luzia, mas “exige fim das falhas graves nas Urgências da ULSAALE”
O Bloco de Esquerda (BE) do distrito de Portalegre manifestou a sua satisfação com a reabe… -
Elvas: ULS divulga contactos e horários das unidades funcionais de saúde
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, em parceria com o Município de Elvas, est… -
Tribunal de Portalegre condena 19 arguidos por tráfico de droga, 10 a prisão efetiva
O Tribunal de Portalegre condenou 19 arguidos, 10 dos quais a prisão efetiva, por tráfico …
Carregar mais artigos relacionados
-
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P… -
Gastronomia e música da Tunísia dão vida ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Elvas
A Tunísia está em destaque durante este fim de semana em Elvas, no âmbito da 34.ª edição d… -
Vila Viçosa: Conselho Municipal de Educação reúne para definir prioridades do próximo ano letivo
O Conselho Municipal de Educação de Vila Viçosa reuniu no passado dia 16 de julho, no Salã…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P… -
Gastronomia e música da Tunísia dão vida ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Elvas
A Tunísia está em destaque durante este fim de semana em Elvas, no âmbito da 34.ª edição d… -
Vila Viçosa: Conselho Municipal de Educação reúne para definir prioridades do próximo ano letivo
O Conselho Municipal de Educação de Vila Viçosa reuniu no passado dia 16 de julho, no Salã…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P…