A reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, recordou hoje o empresário Rui Nabeiro, que faleceu aos 91 anos, como “um exemplo” e enalteceu o apoio que sempre deu ao ensino superior e investigação.
Rui Nabeiro “é um exemplo pela sua carreira pessoal, profissional e pelo seu percurso” e, para a UÉ, a sua morte “é uma grande perda”, afirmou a reitora da academia alentejana, em declarações à agência Lusa.
Segundo Hermínia Vasconcelos Vilar, o empresário Rui Nabeiro “desde cedo, apoiou e percebeu a importância não apenas da universidade como instituição de ensino, mas também da investigação” académica.
“Desde 2008, que apoiou a criação de uma cátedra na área da biodiversidade, que tem o nome Cátedra Rui Nabeiro – Biodiversidade, o que refletiu bem a importância que ele sempre deu à formação e ao ensino superior e, neste caso, à UÉ”, realçou.
Por outro lado, assinalou a reitora da academia, com esta postura, o empresário alentejano revelou “a precocidade do seu pensamento e da sua visão ao apoiar a investigação na área da biodiversidade, já desde o início deste século”.
“Significa que ele, desde cedo, se apercebeu da importância das alterações climáticas e da biodiversidade para o mundo e, obviamente, para o território onde ele em particular desenvolveu toda a sua atividade, ou seja, o Alentejo”, referiu.
Hermínia Vasconcelos Vilar lembrou também que Rui Nabeiro é doutor Honoris Causa pela UÉ, cuja atribuição, em 2006, teve o patrocínio do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, também já falecido.
“É realmente uma perda muito grande para todo o país e, em particular, para a UÉ, que perde um mecenas e alguém que, desde há muitos anos, participou direta e indiretamente na própria universidade”, vincou.
A reitora da UÉ notou que também a família do empresário participa na vida da academia, dando como exemplos a presença de “representantes no conselho geral”.
O empresário Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, morreu hoje aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à Lusa fonte do grupo.
“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés”, pode ler-se num comunicado enviado pelo grupo.
O Comendador Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, acrescentou a mesma fonte, referindo que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

SM (RRL) // VM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Marcelo Rebelo de Sousa domingo em Vila Viçosa preside cerimónia militar do 51.º aniversário do Estado-Maior-General das Forças Armadas

Nos dias 8 e 9 de Novembro Vila Viçosa vai ser o centro das comemorações do 51.º aniversá…