A Câmara de Sousel lamentou hoje “profundamente” a morte do antigo presidente do Município Armando Varela e anunciou que decretou luto municipal “até ao dia em que se realizem as cerimónias fúnebres”.

Em comunicado publicado na sua página oficial na rede social Facebook, consultada pela agência Lusa, o Município de Sousel manifestou “profundo pesar” perante a morte do antigo autarca e disse associar-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.

“O Município de Sousel lamenta profundamente o falecimento do antigo autarca Armando Jorge Mendonça Varela, ocorrido este domingo, dia 19 de Março de 2023, aos 57 anos de idade”, pode ler-se no comunicado.

Natural da freguesia de Casa Branca, Armando Varela foi eleito vereador naquele Município, pelo PSD, no mandato 2001-2005.

Depois, entre 2005 e 2017, foi presidente da Câmara de Sousel, eleito pelo PSD, e, nas últimas eleições autárquicas, concorreu de novo ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.

Desempenhou ainda funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel e, no último mandato autárquico, foi vereador na Câmara de Portalegre, também eleito pelos sociais-democratas.

A Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, também já lamentou a morte do social-democrata.

Igualmente na sua página na rede social Facebook, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida por Armando Varela, lamentou o falecimento do antigo autarca.

O dia de hoje “fica marcado para o Alto Alentejo pelo inesperado e brutal desaparecimento de Armando Varela”, disse a CIMAA, lembrando um “autarca de convicções fortes”, que deixa “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”.

“À família, amigos e conterrâneos em geral, a CIMAA manifesta profundo pesar e sentidas condolências, certamente partilhadas por todos os que têm pugnado por um território onde viver seja um privilégio”, pode ler-se no comunicado.

O antigo presidente da Câmara de Sousel morreu hoje na sequência do despiste do motociclo em que seguia, disse à agência Lusa fonte do partido.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis.

De acordo com o comando sub-regional, nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 operacionais, auxiliados por seis veículos, entre os quais a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Sor.

RRL (HYT) // JPS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…