O Castelo de Elvas vai ser palco, no dia 23 de Março, pelas 18 horas, do lançamento do livro “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola”, da autoria de Augusto Moutinho Borges, que conta também com ilustrações de Marín García.

Nesta obra, o autor procura dar a conhecer este património edificado através de uma grande variedade geográfica, de contraste de tipologias e da beleza das estruturas arquitectónicas ao longo da raia.

Começa por identificar o “Património e identidade militar na fronteira”, onde conta as histórias e as lendas nas praças de guerra e das personalidades nascidas nos castelos e fortalezas, e leva-nos para a transformação “Do castelo medieval à praça de guerra”, mostrando como do castelo rochoso nasceu um centro urbano, que cresceu e se transformou em sede militar, judicial e religiosa.

Em “Castelos e Fortalezas na Raia Luso-Espanhola”, o autor apresenta a estratégia defensiva através das três linhas preconizadas para a defesa de Portugal, destacando as várias localidades que fazem parte destas linhas, assinalando os seus rios e pontes, as portas medievais e magistrais, os equipamentos militares, os campanários e relógios ou as icónicas guaritas. Seguem-se os textos sobre as “Artes decorativas civil e religiosa na arquitectura militar”, que distinguem a identidade particular de cada localidade e face ao território do outro lado da fronteira, e sobre a “Toponímia militar nos castelos e fortalezas”.

Por fim, Augusto Moutinho Borges revisita os “Castelos e fortalezas em selos”, onde apresenta algumas emissões filatélicas que procuraram valorizar e dar a conhecer o património edificado militar através da filatelia portuguesa.

Com uma tiragem limitada a 4000 exemplares, esta obra bilingue (português e inglês) contém a emissão filatélica “Castelos e Fortalezas da Raia”, constituída por seis selos e um bloco filatélico.

As fortalezas de Elvas estão representadas em dois dos selos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”

A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…