O volume de água para rega fornecida pela albufeira do Alqueva aos perímetros do seu empreendimento de fins múltiplos e confinantes aumentou em 2022, face ao ano anterior, revelou a empresa gestora do sistema.
Segundo o Relatório de Caracterização dos clientes da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) em 2022, consultado pela agência Lusa, o Sistema Global do Alqueva forneceu aos seus clientes, no último ano, um total de 516.585.724 metros cúbicos (m3) de água.
O maior volume, na ordem dos 363.223.570 m3, destinou-se aos beneficiários dos perímetros do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e regantes precários.
“Verifica-se que existiu um aumento do consumo em cerca de 15% [relativamente a 2021, que foi de 315.075.844 m3], tendo este aumento face a 2018 atingido os 85%”, frisa o relatório.
No documento, a EDIA rejeita que este aumento esteja relacionado com a seca que afectou a região, em virtude dos valores da precipitação em 2021 e 2022 “terem sido bastante próximos”.
“A justificação pode estar no facto de existirem outros parâmetros” que “também podem ter impacto na evolução dos consumos”, argumenta.
Como exemplo, a empresa aponta o “aumento da área inscrita ainda que residual, entrada em velocidade de cruzeiro dos novos olivais e amendoais, desfasamento entre os períodos de precipitação e da fase das culturas”.
Já os perímetros de rega confinantes ao EFMA receberam, no ano passado, 105.677.593 m3 de água proveniente do Alqueva, “mais cerca de 230%” do que no ano anterior, um aumento em parte motivado pela seca.
“Este volume tão elevado está relacionado com o nível baixo em que se encontravam as albufeiras dos confinantes e também pela necessidade de armazenar uma maior quantidade de água neste ano [2022], uma vez que se perspectivava em 2022 que a tarifa da água para 2023 iria sofrer um aumento significativo”, observa o relatório.
A EDIA acrescenta que a área regada pelo Alqueva, através do EFMA e dos perímetros confinantes, “foi perto dos 151 mil hectares”.
Em 2022, o Sistema Global do Alqueva forneceu ainda cerca de 27 milhões de m3 de água para captações directas, assim como quase 11 milhões de m3 para abastecimento industrial e à volta de 9,7 milhões de m3 para abastecimento público às populações.
Nesta última vertente, a do abastecimento público, 162.868 clientes de 13 municípios dos distritos de Beja e Évora foram fornecidos pelo Alqueva, através da empresa Águas Públicas do Alentejo, ligada ao Grupo Águas de Portugal.
CYMP // RRL
Lusa
-
Campo Maior: Município promoveu a plantação de 42 árvores
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se celebrou a 21 de Março, o Municípi… -
Ponte de Sor: Degustações, apontamentos de cozinha e actuações musicais na Festa do Arroz
A 10.ª edição da Festa do Arroz, em Ponte de Sor, vai decorrer no sábado, dia 1 de Abril, … -
Arcebispo de Évora em visita pastoral a Campo Maior
O Arcebispo de Évora, que se encontra em visita pastoral a Campo Maior, foi recebido quint…
Carregar mais artigos relacionados
-
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?… -
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril … -
Carregar mais artigos por Redacção
-
Campo Maior: Município promoveu a plantação de 42 árvores
Como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se celebrou a 21 de Março, o Municípi… -
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?… -
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril
Norte Alentejo: agenda cultural e desportiva – semana de 1 a 7 de Abril …
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?
Porque é que a Antártida é o único continente do nosso planeta que não pertence a ninguém?…