O semanário “a defesa”, jornal regional de inspiração cristã publicado em Évora, assinala 100 anos de publicações com uma exposição sobre o centenário, a qual vai ser inaugurada no domingo, dia 19 de Março.
Intitulada “100 anos d’a defesa”, a mostra, cuja inauguração está marcada para as 16 horas, vai ficar patente ao público até 22 de Maio, na Galeria dos Arcebispos da Sé Catedral de Évora.
Fundado por D. Manuel Mendes da Conceição Santos, Arcebispo de Évora, a primeira edição do jornal “a defesa” foi publicada a 18 de Março de 1923, com o editorial “Entrando na liça”.
Nesse primeiro editorial está plasmada a identidade do jornal que foi sempre respeitada e reconhecida: “defender e propagar os ideais religiosos”.
“O seu próprio nome é já um programa. ‘a defesa’ não vem atacar ninguém, não vem fazer concorrência a entidade alguma, não desafia, não provoca, nem também vem lisonjear seja quem for, defende muito simplesmente, e mais nada”, lê-se no primeiro editorial, que acrescenta que “a defesa” “defende a verdade cristã, defende os direitos da Igreja, defende a inviolabilidade da consciência, defende a liberdade, defende a justiça, defende os pobres e os humildes, defende todos os oprimidos, de qualquer campo que eles sejam”.
Um século depois, o estatuto editorial de “a defesa” mantém-se fiel à sua identidade: “É um semanário atento às realidades regionais, respeitando os valores cristãos”.