Yogan Creamery, Skizo e Plasblock são os projectos vencedores do programa que juntou especialistas e startups de todo o mundo no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Já são conhecidos os três vencedores do Programa de Inovação Aberta do Grupo Nabeiro –DISRUPTION22 -, que desafiou startups de qualquer parte do globo a participar com novas ideias de negócio. Yogan Creamery, Skizo e Plasblock são os três projetos que venceram esta edição e que vão desenvolver projetos piloto com o Grupo Nabeiro.

Com ideias nas áreas de sustentabilidade, a Skizo e a Plasblock, e novos produtos e serviços, a Yogan Creamery, as start-ups vão agora colaborar com a unidade Delta Ventures do Grupo Nabeiro, a aceleradora e incubadora de startups, que trabalha diariamente com empreendedores para construir um ecossistema integrado e saudável.

A Yogan Creamery cria, produz e comercializa alternativas de origem vegetal saudáveis aos lacticínios, usando técnicas artesanais, ingredientes sustentáveis e nutritivos como a amêndoa, azeite e caju.

A Skizo tem como missão deixar um Oceano mais limpo, transformando o plástico recolhido no mar em fio e têxtil. Contribui, assim, para um Planeta melhor e dá uma solução mais sustentável ao mercado e à indústria têxtil, transformando resíduos em matéria-prima. A solução vai permitir um piloto que numa primeira fase consiste na incorporação de borras de café em fio contínuo, utilizado na indústria têxtil, o que irá atribuir características a esses fios de forma orgânica, tais como o controlo de odor, secagem rápida e proteção UV, numa segunda fase do piloto serão também efetuados testes de comportamento para a criação de uma bio-massa utilizando as borras de café e outras matérias orgânicas e/ou inertes para a criação de uma bio-pele com utilidade na indústria da moda.

Já a Plasblock centra-se na circularidade, convertendo os desperdícios de várias industrias em valor e maior desempenho para o mercado das paletes de madeira. Esta solução irá permitir testar a adaptação de sistema com recurso a 100% cápsulas recicladas.

O DISRUPTION22 decorreu ao longo de cinco meses e contou com a inscrição de 124 startups, 70 empresas internacionais e 54 portuguesas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…