A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) acusou a ministra da Agricultura de ter mentido sobre a lei das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e pediu a intervenção do primeiro-ministro, António Costa.

“Soube-se hoje [16 de Fevereiro] que a ministra da Agricultura mentiu aos portugueses. Ao contrário do que Maria do Céu Antunes tinha afirmado, a futura lei orgânica da CCDR não irá consagrar que um dos quatro vice-presidentes destas entidades intermédias da Administração Pública venha a tutelar a pasta da Agricultura”, lamentou a CAP.

A notícia foi avançada pelo Público, citando uma fonte oficial do Ministério da Coesão Territorial, que avançou ainda que não está previsto que os actuais directores regionais da agricultura assumam a vice-presidência das CCDR.

Para a CAP, esta é uma “situação muito grave”, que não pode passar sem consequências.

“E se é gravíssimo que a ministra da Agricultura tenha mentido, também é gravíssimo que a futura composição das CCDR não inclua um responsável de topo com a gestão do pelouro da Agricultura e do Mundo Rural”, vincou.

A confederação presidida por Eduardo Oliveira e Sousa sublinhou ainda que, a cada dia, a agricultura perde competitividade e desperdiçam-se recursos, quando está em curso “o desmantelamento sem sentido do Ministério da Agricultura”.

Neste sentido, a CAP apelou ao primeiro-ministro para que resolva a “incompreensível descoordenação entre ministérios, para que termine com as sucessivas manifestações de incompetência e para que ponha ordem no Governo”.

Por outro lado, pediu que seja esclarecido o que vai acontecer com as Direcções Regionais de Agricultura (DRA), após integração nas CCDR, considerando que “a situação de indefinição não serve o País”.

A Lusa contactou o Ministério da Agricultura, mas não obteve resposta.

PE // EA
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo

Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…