O Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas é desde o final da semana passada um dos Centros EUSOUDIGITAL, um programa que tem como objectivo promover a capacitação digital de adultos através de uma rede de voluntários.
Estes centros, criados a nível nacional, vão receber pessoas que não têm, actualmente, qualquer interacção com o mundo online, em particular, adultos acima dos 45 anos, os quais queiram adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependem do acesso à internet, e o combate ao isolamento através de ferramentas digitais de comunicação.
O Programa já está a ser desenvolvido através da execução de ações administradas por mentores (alunos do Agrupamento), em parceria com organizações de proximidade comunitária, neste caso, na escola sede do Agrupamento ou nas instalações de instituições colaborantes.
Este projecto, coordenado pela professora Felícia Martins, decorrerá durante o ano de 2023, podendo depois ser renovado o protocolo. Na Escola Secundária D. Sancho II, sede do Agrupamento n. 3, há salas equipadas para o desenvolvimento do projeto, com acompanhamento dos mentores e de docentes.