‘Estrela Faria Reencontro’ é o nome da exposição que vai inaugurar em Évora, dia 4 de fevereiro, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, pelas 16h30, e na Biblioteca Pública de Évora, pelas 17h00. 

Dada a sua abrangência a exposição é constituída por dois polos:  na Galeria de Exposições da Casa de Burgos apresentar-se-ão obras que evidenciam as características polifacetadas da artista: pintora, professora, decoradora, ilustradora, cenógrafa, vitrinista; e na Biblioteca Pública de Évora será apresentado um núcleo com livros ilustrados por Estrela Faria bem como um núcleo documental.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Évora – CIDHEUS e a Escola Secundária Gabriel Pereira, esta mostra conta com o apoio imprescindível de familiares da artista, de colecionadores particulares e de vários museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo. A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. 

Estrela Faria (1910-1976), natural de Évora, onde fez a sua formação inicial na Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, frequentou depois a Escola de Belas-Artes de Lisboa onde concluiu o seu curso de pintura. Na sua formação destacam-se a sua estadia em Paris, como bolseira, e a sua passagem por várias cidades da Europa.  No seu percurso artístico trabalhou também no Brasil e em Moçambique, nomeadamente na cidade de Lourenço Marques, atual Maputo.  Foi premiada a nível nacional e internacional. 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Politécnico de Portalegre assina contrato de financiamento para investigar potencial da Dieta Mediterrânica

Projeto pioneiro é o único com apoio no âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável" que…