O Cabido da Sé de Évora e a Althum.com organizam o concerto de Ano Novo da Catedral de Évora – 2023, que se realiza no próximo domingo, dia 22 de Janeiro, às 16 horas, com Capella Patriarchal, Capella de S. Vicente e João Vaz (direção e órgão).

O concerto, que conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo e das Fundações Eugénio de Almeida e Casa de Bragança, apresenta um programa preenchido com obras de João Rodrigues Esteves (1701-1752), salientando-se a primeira audição moderna dos motetes marianos, “Nativitas gloriosae Virginis Mariae”, “Quam pulchri sunt” e “Nesciens [mater virgo] virum”, cujos manuscritos se encontram no Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa.

Após ter estudado em Roma por decisão de D. João V, João Rodrigues Esteves regressou a Lisboa, onde desenvolveu a maior parte da sua actividade enquanto compositor.

Capella Patriarchal e Capella de S. Vicente serão dirigidos por João Vaz, que também executará sonatas para órgão de Carlos Seixas (contemporâneo de Rodrigues Esteves), no órgão histórico da Catedral de Évora.

A entrada é livre mediante reserva, através dos contactos: 919745338 – info@althum.com – de acordo com a disponibilidade do espaço.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Atletismo: Carolina Pingueiro (Barbaris) foi 7.ª classificada no Campeonato Nacional Sub-18 em Pista Coberta

A atleta Carolina Pingueiro, do Barbaris Team de Barbacena, participou, ontem, no Campeona…