A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, lamentou hoje a morte do antigo autarca Manuel de Jesus da Silva Mendes.

Manuel de Jesus da Silva Mendes nasceu em Elvas, em 1 de Abril de 1922. Foi professor do ensino primário, director escolar de Castelo Branco e director escolar do Distrito de Portalegre.

Teve uma vasta carreira político-administrativa e parlamentar, como vogal da Comissão Distrital de Castelo Branco da União Nacional; Diretor da Casa da Mocidade Portuguesa de Castelo Branco; Vice-presidente e Presidente da Câmara Municipal de Arronches; Presidente da Câmara Municipal de Portalegre; Vogal da Junta de Província do Alto Alentejo.

Representou o círculo de Portalegre nas X e XI Legislaturas, nas Comissões de Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais, respetivamente entre 1969 e 1970 e entre 1973 e 1974.

“Continua, ainda hoje, a ser lembrado com admiração e carinho pelo muito que deixou a Portalegre, entre 8 de Janeiro de 1964 e 25 de Setembro de 1973”, sublinhou fonte da autarquia. Sob a sua presidência foi executado um projecto de desenvolvimento de Portalegre, sempre “com a preocupação de bem servir os destinos do concelho e transformar esta cidade numa das mais belas e progressivas do norte-alentejano”, sendo da responsabilidade dos seus executivos obras como o Mercado ou a Piscina Municipal, a abertura da Casa Museu José Régio, entre outras.

Fermelinda Carvalho indicou ainda “o enorme contributo e serviço prestado ao concelho e à região durante quase uma década à frente do município”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Câmara abre concurso para 15 assistentes operacionais

A Câmara Municipal de Elvas deliberou, na reunião do executivo municipal, na passada quart…