As comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em diversas vertentes.

Assim sendo, as iniciativas têm início esta sexta-feira, 13 de janeiro, com a abertura da exposição “Ensaio sobre a Alegria”, na Casa da Cultura de Elvas, e que fica patente ao público até dia 18 de fevereiro.

Ao longo desta semana os serviços educativos do Forte da Graça, do Forte de Santa Luzia e da Arkus promovem, nas escolas do 1º Ciclo do concelho, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas”.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, sábado, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.
Pelas 10 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas há uma visita guiada à exposição “Quem nos Salva?”, orientada pelos embaixadores do MACE.

Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11.30 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

A abertura da exposição de Pedro Calapez e Rui Sanches – Obras da Coleção António Cachola, está agendada para as 15.30 horas, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, seguindo depois para a Cisterna e termina no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia é ainda assinalado o 145º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 68.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.

No domingo, dia 15, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 17ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 9 horas.

Uma hora depois tem início a 29.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

No Museu de Arte Contemporânea de Elvas vai realizar-se uma atividade direcionada a famílias organizada pelos Embaixadores do MACE, pelas 11 horas.

O programa prossegue no dia 21 de janeiro, sábado, pelas 21.30 horas, com a apresentação do álbum “Outra Avenida”, do artista elvense Pedro Zagalo, no Cine-Teatro Municipal de Elvas. Bilhetes à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt

No dia 28, sábado, pelas 16 horas decorre, na Casa da Cultura, uma visita comentada à exposição patente ao público, sob o mote “Ensaio sobre a ALEGRIA”, por Elisabete Fiel, aberta ao público.

O programa comemorativo encerra neste dia, pelas 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, com a peça de teatro “Insónia”, com Fernando Mendes. Bilhetes à venda no Posto de Turismo e em Ticketline.pt

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…