A seca terminou “em praticamente todo o território” de Portugal continental, estando apenas alguns locais da região interior Sul em seca fraca, revela o boletim climático de Dezembro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o boletim, houve uma “diminuição significativa da situação de seca meteorológica, terminando em praticamente todo o território” continental, onde apenas 6,5% estava, em 31 de Dezembro, em seca, mas fraca, correspondendo a “alguns locais da região interior Sul”.
O relatório climático do IPMA, que tem uma periodicidade mensal e abrange apenas Portugal continental, refere que Dezembro passado foi “muito chuvoso e extremamente quente”, tendo sido o mês de Dezembro mais quente dos últimos 92 anos.
De acordo com o IPMA, o valor médio da temperatura máxima do ar foi 15,87ºC e o da mínima 9,58ºC, ambos acima do normal.
Em Dezembro choveu 250,4 milímetros, o equivalente a 174% do valor normal, sendo o segundo valor mais alto para o mês desde 2000 (em que caíram no continente 311,5 milímetros).
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou um “aumento muito significativo da percentagem de água no solo”.
Porém, a capacidade de retenção de água é menor “nalguns locais do Baixo Alentejo e Algarve e pontualmente no Alto Alentejo”.

ER // FPA
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…