A Federação de Portalegre da Juventude Socialista (JS) participou, de 16 a 18 de Dezembro, no XXIII Congresso Nacional que se realizou em Braga. A delegação do Alto Alentejo foi constituída por 32 jovens socialistas, entre os quais sete delegados inerentes, 14 delegados eleitos e onze redactores de moções de resolução política.

Este congresso foi marcado pela reeleição de Miguel Costa Matos como secretário-geral da JS para o biénio 2022/2024 e pelo reforço histórico da representação nacional da Federação de Portalegre, através da eleição do maior número de sempre de comissários nacionais: Diogo Aragonez (Portalegre), João Aires Silva (Ponte de Sor), Sofia Tello Barradas (Elvas), Carolina Filipe (Gavião), Carlos Felício (Nisa), Mário Ceia (Portalegre) e Lúcia Oliveira (Portalegre). Foram também eleitos como representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS os jovens socialistas Alex Silva (Ponte de Sor) e Xavier Gonçalves (Campo Maior).

Por proposta da Federação de Portalegre foram eleitos militantes honorários da Juventude Socialista a nível nacional o anterior presidente da Mesa da Comissão Política Federativa (CPF) da JS e ex-presidente da JS Castelo de Vide, João Diogo Carlos; o anterior secretário concelhio da JS Portalegre, Tiago Lopes, e a actual presidente de Mesa da CPF da JS, Ana Sofia Rosa (Elvas).

Segundo o presidente da Federação de Portalegre, João Pedro Meira, “conseguimos levar a Braga uma representação histórica do Alto Alentejo, cumprindo os objectivos de reforço da nossa representatividade nos órgãos nacionais e de afirmação dos quadros políticos desta estrutura”.

Reiterou que “só foi possível alcançar estes resultados porque temos uma estrutura distrital com mais de 800 militantes mobilizados, unidos por causas comuns e que trabalham todos os dias por Afirmar o Alto Alentejo dentro e fora do nosso distrito”.

Durante o mês de Janeiro de 2023 serão ainda eleitos o Secretariado Nacional, a Mesa da Comissão Nacional e os representantes da JS na Comissão Política Nacional do PS, órgãos nos quais João Pedro Meira acredita “ser possível ao Alto Alentejo ver a sua representação nacional reforçada de forma expressiva”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP

Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …