A Organização das Nações Unidas, em 1998, avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A partir dessa data, no dia 3 de dezembro passou a comemorar-se anualmente, os direitos das pessoas com deficiência. 

O seu objetivo é promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político. Marca-se o compromisso de trabalhar com pessoas com deficiência para construir um futuro sustentável, inclusivo e transformador, no qual todos, incluindo mulheres, homens e crianças com deficiência, possam atingir o seu potencial.

Para o ano de 2022 foi decidido o tema: “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo”.

As docentes de educação especial Carmo Oliveira, Isabel Oliveira em articulação com a psicóloga Sara Macareno do Agrupamento de Escolas Nº1 de Elvas e o psicólogo Gabriel Zuna do CRI-APPCDM de Elvas assinalaram esta data nos dias 5, 6 e 7 de dezembro a atividade foi desenvolvida nas escolas do 1º CEB de Alcáçova e da Boa-fé. Os alunos foram sensibilizados para a deficiência visual, nomeadamente, para os obstáculos que os cidadãos portadores desta deficiência enfrentam diariamente, como também para o alfabeto braille, números braille, dispositivos sonoros (semáforos, telemóveis), cães guia. Alertamos para a problemática da diabetes, que se mal controlada, pode ser responsável por várias complicações, entre os órgãos mais afetados estão os olhos, esta complicação é conhecida como doença ocular diabética que pode provocar cegueira. Após a atividade os alunos elaboram um desenho alusivo ao que mais os sensibilizou, com os seus trabalhos vai ser criado um livro digital.

Texto: As docentes de Ed. Especial: Mª Carmo Oliveira e Isabel Oliveira; Os psicólogos: Sara Macareno e Gabriel Zuna e a diretora do Agrupamento: Paula Almeida

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Câmara abre concurso para 15 assistentes operacionais

A Câmara Municipal de Elvas deliberou, na reunião do executivo municipal, na passada quart…