Na aldeia de São Brás do Regedouro, situada a apenas 20 quilómetros de Évora, nasceu um projecto turístico de elevada qualidade e conforto composto por diversos apartamentos e casas com tipologias de um e dois quartos, com e sem terraço exterior.

O empreendimento está espalhado pela pitoresca aldeia onde ainda vivem, em permanência, 70 pessoas, entre os quais os elementos do grupo Coral de Canto de São Brás do Regedouro, que conta com 14 elementos, todos eles gente da terra. A aldeia nasceu como posto de apoio aos viajantes, no cruzamento natural de antigos caminhos entre o interior e o litoral alentejano, perto de Évora. No tempo dos romanos, por ali passava a “via” entre a capital da Lusitânia (Mérida) e o porto Atlântico de Salatia (Alcácer do Sal).

Na Aldeia poderá associar os nomes das casas aos aldeões que lá moravam e também a algumas características da aldeia.

Mais recentemente, abriu igualmente ao público o Regedouro restaurante, um espaço amplo, apto para acolher diversos tipos de eventos, desde congressos a casamentos e festas de empresas. O novo espaço, tipicamente decorado com motivos alentejanos, é um misto de modernidade e tradição e vem complementar a oferta do alojamento de São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia. Funciona unicamente com pré-reservas.

O novo espaço promete sabores regionais e uma abordagem contemporânea no coração do Alentejo, entre pratos de carne, peixe, vegetarianos e veganos.

Para abrir o apetite, O Regedouro apresenta iguarias típicas – como tábuas de enchidos assados, pica-pau de porco alentejano e pickles caseiros, e línguas de bacalhau panadas e mostarda de pimento –, mas também opções que tiram proveito da produção agrícola local: é o caso da tempura de legumes da horta e da salada tépida de legumes de estação e quinoa.

Como manda a boa tradição alentejana, sopas também não faltam e, neste capítulo, o destaque vai para a açorda de poejo e ovo bio, para a açorda de bacalhau e para o gaspacho de uva.

Quanto aos pratos principais, o menu propõe referências tradicionais da culinária regional reinterpretadas por uma abordagem contemporânea: presa de porco alentejano fumada, legumes de época e batata; estufado de javali em vinho tinto; bacalhau, suas miudezas e leguminosas; e assado de legumes, alecrim e trigo.

Nos sábados as portas do restaurante estão abertas aos o almoços e jantares e no domingo apenas aos almoços, das 12h às 17h, e take away em room service.

A aldeia de São Brás do Regedouro oferece uma experiência imersiva na região e é o local perfeito para passar momentos de cumplicidade entre família e amigos, longe da azáfama citadina.

Envolto pela natureza e pelas tradições do Alentejo, o Turismo na Aldeia disponibiliza atividades inesquecíveis, como passeios de bicicleta pela planície alentejana e piqueniques ao pôr-do-sol.

O São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia providencia ainda uma tranquila vista para o jardim, acesso Wi-Fi gratuito e estacionamento privado gratuito.

As unidades, climatizadas, apresentam uma sala de estar com uma televisão de ecrã plano, uma kitchenette com micro-ondas e um frigorífico, cofre e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo e produtos de higiene pessoal gratuitos. Também estão disponíveis um forno, uma placa de fogão, uma chaleira e uma máquina de café.

Este alojamento de turismo rural serve um pequeno-almoço continental todas as manhãs.

O São Brás do Regedouro – Turismo na Aldeia disponibiliza um jardim e um terraço para banhos de sol e uma piscina.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por João Alves e Almeida
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Râguebi: Selecionador define encontro com Roménia como “chave” do Europeu

O encontro da seleção portuguesa de râguebi com a Roménia, domingo, é a “chave” do Europe …