A Protecção Civil alertou a população para a necessidade de medidas preventivas devido à continuação de chuva, vento e agitação marítima forte nas próximas 48 horas.
Num aviso emitido quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) especificou que poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e arrastamento de objectos soltos para as vias rodoviárias.
A ANEPC divulga os avisos com base em informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre as condições meteorológicas.
Prevê-se que na sexta-feira ocorram aguaceiros, por vezes fortes, no centro do país, vale do Tejo e Alto Alentejo, que poderão estender-se ao Minho e ao Douro Litoral, com o período crítico entre as 00:00 e as 06:00.
Nos distritos do interior, este quadro poderá prolongar-se até ao meio-dia, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
A Protecção Civil assinalou também a previsão de vento intenso, de sul, a partir da tarde (rajadas até 60 quilómetros por hora) e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no centro e sul.
O impacto da subida do nível das águas pode sentir-se em zonas historicamente mais vulneráveis, em particular na Bacia do Tejo (Sorraia), com “submersão de áreas contíguas ao leito dos cursos de água e resistência ao escoamento nas zonas afectadas pelo episódio de cheia”.

AH // JMR
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Céu muito nublado com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca

Períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva em geral fraca a norte do sistema montanh…