A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou hoje especial cuidado junto a zonas ribeirinhas, adoção de condução defensiva ou evitar zonas inundadas, dadas as previsões para as próximas 72 horas de chuva persistentes e ventos fortes.
Em comunicado, a ANEPC pede aos cidadãos para terem “especial cuidado na circulação e permanência juntos de áreas arborizadas”, tendo em conta o risco de queda de ramos de árvores por causa de vento mais forte.
Recomenda “especial cuidado” na circulação junto a zonas ribeirinhas por causa de fenómenos de transbordo dos cursos de água, dizendo mesmo para evitar a circulação e permanência nesses locais.
“Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de águas nas vias”, diz a ANEPC, pedindo igualmente que os cidadãos não atravessem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou tampas de esgoto abertas.
Recomenda também para que não pratiquem atividades relacionadas com o mar, seja pesca desportiva ou desportos náuticos, mas também passeios à beira-mar, evitando também estacionar veículos muito próximo da orla marítima.
As recomendações da ANEPC são medidas preventivas face à informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que aponta para chuvas fortes, agitação marítima, neve e ventos fortes nas próximas 72 horas.
Do contacto com o IPMA, a ANEPC diz que o quadro meteorológico nos próximos três dias é de chuva persistente, por vezes forte, a partir da noite de hoje, “com o período mais crítico” entre as 00:00 e as 06:00 de domingo, em especial nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre, mas também no distrito de Faro.
“Vento forte do quadrante oeste mais intenso na faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas, com rajadas da ordem dos 90 Km/h, a fazer-se sentir em especial entre as 01h00 e as 04h00 de amanhã (11 dezembro) e novamente a partir da manhã seguinte (12 dezembro) nas regiões Norte e Centro”, refere a autoridade de proteção civil.
Em relação à agitação marítima, as previsões são de agitação forte, com ondulação superior a três metros na costa ocidental a partir da manhã de domingo e a poder manter-se até ao dia 16 de dezembro.
A queda de neve está prevista para os distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo, Viseu, Guarda e Castelo Branco, podendo acumular até aos cinco ou 10 centímetros.
Face a estas previsões meteorológicas, pode haver ocorrência de inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos ou derrocadas, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, piso escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água.
-
Gabrielle traz chuva e vento
Períodos de chuva, sendo por vezes forte, diminuindo gradualmente de intensidade e frequên… -
Ciclone Gabrielle aproxima-se do continente carregado de chuva, vento e risco de incêndios rurais
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população s… -
Ameaça de chuva e ventos fortes a partir da tarde
Aumento de nebulosidade a partir da tarde e com ocorrência de períodos de chuva, por vezes…
Carregar mais artigos relacionados
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha
O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…