Inicialmente Escola Industrial Fradesso da Silveira, a actual Escola Secundária de S. Lourenço (ESSL), em Portalegre, celebra, dia 3 de Dezembro, o seu 138º aniversário.
As comemorações têm início sexta-feira, dia 2, pelas 18 horas, com a entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor, Excelência e de Mérito, no Ginásio da ESSL.
Na segunda-feira, 5 de Dezembro, a comemoração continua com um dia dedicado à reflexão sobre dois temas essenciais do quotidiano: Desenvolvimento Sustentável e Educação.
Da parte da manhã, às 10 horas, e após a sessão de abertura pela directora da ESSL, a professora Graça Sousa, pelo presidente do Conselho Geral, Carlos Serra, e pela presidente da Associação de Estudantes, Catarina Batista, terá lugar o primeiro painel do dia: “Humanos. Sustentáveis?”.
Neste painel serão focados alguns dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU e conta com a presença de Ricardo Campos, do Fórum Energia e Clima, Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Cristina Mão-de-Ferro, do Grupo Missionário Ondjoyetu, Carlos Paiva, COO da Selenis – Evertis, e Nuno Tavares, do Rotary Clube de Portalegre, num debate moderado pelo professor Gonçalo Pacheco.
À tarde, pelas 15 horas, decorrerá o segundo painel do dia: “Educação: que caminhos?”.
Este painel será aberto pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e moderado pelo professor Albano Silva, provedor do estudante e ex-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, contando com a presença do professor Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, do professor Bravo Nico, da Universidade de Évora e director da Universidade Popular Túlio Espanca, da professora Teresa Calçada, ex-coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e ex-comissária do Plano Nacional de Leitura, e do professor João Emílio Alves, director da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.
Ao longo do dia, alunos e pais da ESSL terão a seu cargo alguns momentos de animação e cultura.