Inicialmente Escola Industrial Fradesso da Silveira, a actual Escola Secundária de S. Lourenço (ESSL), em Portalegre, celebra, dia 3 de Dezembro, o seu 138º aniversário.

As comemorações têm início sexta-feira, dia 2, pelas 18 horas, com a entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor, Excelência e de Mérito, no Ginásio da ESSL.

Na segunda-feira, 5 de Dezembro, a comemoração continua com um dia dedicado à reflexão sobre dois temas essenciais do quotidiano: Desenvolvimento Sustentável e Educação.

Da parte da manhã, às 10 horas, e após a sessão de abertura pela directora da ESSL, a professora Graça Sousa, pelo presidente do Conselho Geral, Carlos Serra, e pela presidente da Associação de Estudantes, Catarina Batista, terá lugar o primeiro painel do dia: “Humanos. Sustentáveis?”.

Neste painel serão focados alguns dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU e conta com a presença de Ricardo Campos, do Fórum Energia e Clima, Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Cristina Mão-de-Ferro, do Grupo Missionário Ondjoyetu, Carlos Paiva, COO da Selenis – Evertis, e Nuno Tavares, do Rotary Clube de Portalegre, num debate moderado pelo professor Gonçalo Pacheco.

À tarde, pelas 15 horas, decorrerá o segundo painel do dia: “Educação: que caminhos?”.

Este painel será aberto pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, e moderado pelo professor Albano Silva, provedor do estudante e ex-presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, contando com a presença do professor Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, do professor Bravo Nico, da Universidade de Évora e director da Universidade Popular Túlio Espanca, da professora Teresa Calçada, ex-coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e ex-comissária do Plano Nacional de Leitura, e do professor João Emílio Alves, director da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Ao longo do dia, alunos e pais da ESSL terão a seu cargo alguns momentos de animação e cultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Politécnico de Portalegre assina contrato de financiamento para investigar potencial da Dieta Mediterrânica

Projeto pioneiro é o único com apoio no âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável" que…