O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus que provoca a Covid-19 baixou para os 0,94 em Portugal e a média de casos diários de infecção manteve-se estável, indicou o Instituto Ricardo Jorge (INSA).
O relatório semanal do INSA sobre a evolução da Covid-19 avança que a média do Rt – que estima o número de casos secundários de infecção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – baixou dos 1,00 para os 0,94 a nível nacional.
O Algarve, com um Rt de 1,02, os Açores (1,22) e a Madeira (1,12) são as únicas regiões que apresentam este indicador acima do limiar de 1,00, avançam os dados agora divulgados.
Segundo o relatório, o Norte regista um Rt de 0,91, o Centro de 0,93, Lisboa e Vale do Tejo de 0,95 e o Alentejo de 0,93.
O documento refere também que a média de casos a cinco dias se manteve sem grandes alterações em relação ao período anterior, passando das 749 para as 753 infecções diárias em Portugal.
O INSA recorda que, com o fim da situação de alerta em 30 de Setembro em Portugal continental, e com a consequente redução da testagem à Covid-19, “se verificou uma descida acentuada do Rt até aos 0,63 em 6 de Outubro”, um valor que reconheceu que podia não corresponder a um decréscimo real.
Desde 2 de Março de 2020, quando foram notificados os primeiros casos, até 25 de Novembro, Portugal registou um total de 5.545.266 casos de infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença Covid-19.

PC // ZO
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Politécnico de Portalegre assina contrato de financiamento para investigar potencial da Dieta Mediterrânica

Projeto pioneiro é o único com apoio no âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável" que…