Um homem, de 63 anos, morreu e outro sofreu ferimentos ligeiros hoje ao serem arrastados por uma onda nas obras do molhe leste do Porto de Sines (Setúbal), revelaram a Proteção Civil e os bombeiros.
O alerta para o acidente de trabalho, que ocorreu nas obras de expansão do molhe de proteção do Porto de Sines, foi dado às 08:44, tendo o óbito do homem sido declarado no local, indicou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.
O acidente ocorreu quando “o manobrador de uma máquina” niveladora “foi abalroado por uma onda”, acrescentou o CDOS, referindo que o corpo “foi retirado já sem vida” e transportado para o serviço de Medicina Legal do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal).
De acordo com a mesma fonte, “o mar arrastou também um outro trabalhador que estava em terra” e que sofreu “ferimentos ligeiros”.
Contactado pela agência Lusa, o comandante da Policia Marítima de Sines, Luís Filipe Duarte, avançou que os trabalhos de expansão do molhe leste do Porto de Sines “estavam interrompidos” devido à agitação marítima.
“A máquina foi retirar uma outra que se encontrava no local para não ser arrastada pelo mar quando aconteceu o acidente”, indicou a mesma fonte, acrescentando que a vítima “estava dentro” da viatura “quando foi arrastada pelo mar”.
O ferido ligeiro, de 46 anos, “sofreu ferimentos na zona da cabeça, mas estava consciente”, disse o comandante da Polícia Marítima de Sines, acrescentando que caberá agora à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), já mobilizada para o local, “investigar as circunstâncias do acidente”.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), explicou que o acidente nas obras de expansão do molhe leste, adjudicada à empresa Conduril, “resultou numa vítima mortal e um ferido grave”.
“Uma vaga atingiu um dos equipamentos de trabalho, tendo provocado a queda do mesmo ao mar e originado a morte do condutor do equipamento e causado ferimentos graves noutro trabalhador”, precisou.
No mesmo comunicado, a APS “lamenta profundamente o sucedido e endereça sentidas condolências à família enlutada”.
Segundo o CDOS, para o local foram mobilizados 15 operacionais dos Bombeiros de Sines, Capitania do Porto de Sines, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e autoridade portuária, apoiados por oito veículos.
Na quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) desaconselhou atividades junto ao mar, nomeadamente em molhes, arribas, praias e falésias, devido ao “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de agitação marítima a partir das 18:00 desse dia.
Em comunicado, a AMN avisava que a agitação marítima, entre as 18:00 de quarta-feira e as 18:00 de sexta-feira, é caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros.
O distrito de Setúbal é um dos 10 que estava esta manhã sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa da agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso laranja no distrito de Setúbal prolonga-se até 18:00 de hoje, estando previstas ondas de noroeste com 4,5 e 5,5 metros, podendo atingir a altura máxima de 10 metros, segundo o IPMA.
-
Elvas: Incêndio habitacional no Bairro de São Pedro provoca um ferido (C/VÍDEO)
Um incêndio deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 20 de janeiro, numa habitação no Bai… -
Acidente na EN4 provoca um ferido leve junto a Vila Boim
Um acidente que envolveu dois veículos ligeiros ocorreu esta segunda-feira, dia 19 de Jane… -
ELVAS: Trânsito alternado na ER373 devido a obras
O trânsito processa-se de forma alternada, regulada por semáforos, em diversas zonas no tr…
Carregar mais artigos relacionados
-
GEDA assinalou 27º aniversário com convívio no Centro Ambiental do Xévora
O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) celebrou. no passado dia 14 de janeiro … -
Arronches volta a ser palco da música e da cultura emergente portuguesa em 2026
A vila de Arronches prepara-se para receber, de 7 a 9 de Agosto de 2026, a 3.ª edição do "…
Carregar mais artigos por Redacção
-
GEDA assinalou 27º aniversário com convívio no Centro Ambiental do Xévora
O Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) celebrou. no passado dia 14 de janeiro … -
MP acusa médico e três bombeiros de homicídio por negligência de criança no Alentejo
Um médico e três bombeiros foram acusados pelo Ministério Público (MP) de homicídio por ne…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Marvão comemora ao longo do ano oito séculos da atribuição do primeiro foral
O Município de Campo Maior alertou, na manhã desta quarta-feira, 21 de Janeiro, para o fac…