A Câmara Municipal de Vila Viçosa apresentou uma candidatura ao concurso “Árvore do Ano 2023” com duas árvores situadas na propriedade de Pomar d’El-Rei.

Segundo o município, a escolha recaiu sobre a Oliveira Milenar de Pomar d’el Rei e no Sobreiro Secular de Pomar d’el Rei, sendo estes dois exemplares “únicos, não apenas, pelos seus marcos ancestrais, como também pelas referências históricas que ambos contam e representam”.

A propriedade de Pomar d’El-Rei, onde se localiza esta oliveira milenar e este sobreiro secular, fica situada na primitiva Freguesia de Ciladas, no limite do concelho de Vila Viçosa e contêm vestígios de presença humana desde tempos remotos, dos quais se destacam, por exemplo, a existência de um conjunto muito vasto de objectos romanos, visigóticos e paleocristãos, bem como, vários testemunhos edificados da Idade Média e do Renascimento, com destaque para uma antiga torre manuelina, e que confirmam a excepcionalidade e a singularidade deste lugar.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Rogério Silva (ex presidente de Fronteira) homenageado pelo PSD recorda “a maior honra” da sua vida em balanço do mandato

O Partido Social Democrata (PSD) realizou recentemente uma cerimónia de homenagem aos auta…