A adesão à greve das chefias da guarda prisional é de 100% pelo menos nas cadeias de Guimarães, Elvas e Sintra, segundo a associação sindical que convocou a paralisação, que admite algum impacto na segurança nas cadeias.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, remeteu um ponto de situação geral para depois das 10:00, mas disse já ter recebido informação de uma adesão de 100% pelo menos nestes três estabelecimentos prisionais.
“As pessoas estão a ir embora e está a haver alguma confusão”, afirmou o responsável, acrescentando: “não temos serviços mínimos de meios. Os chefes que se declaram em greve vão-se embora e ficam os guardas sozinhos, com o diretor”.
Segundo disse, “na sexta-feira havia outra greve e ficavam dois [chefes] nas cadeias grandes e um nas cadeias pequenas”, mas ” hoje não fica chefe nenhum em cadeia nenhuma, desde que se declare em greve”.
Questionado sobre se a situação pode ser problemática em termos de segurança no interior das cadeias, Hermínio Barradas respondeu: “Não podemos de deixar de ter em conta que terminou uma greve de cinco dias do sindicato maior, em que os reclusos estiveram só com duas horas de pátio e que todas as atividades estão pendentes desde terça-feira”.
A greve serve para exigir um novo estatuto profissional, pagamento de suplementos e outras reivindicações. Num comunicado sobre os motivos da paralisação, a ASCCGP apontou inércia, a apatia e a desconsideração do Ministério da Justiça sobre os problemas do sistema prisional” e criticou a “opção do Governo de continuar a ignorar a existência de uma inédita (…) falta (…) de efetivo, indesejável e arriscada”.
De acordo com a associação sindical, as chefias da guarda prisional pretendem a criação de um novo estatuto profissional, a regulamentação da avaliação de desempenho do corpo de guarda prisional, a abertura de concursos para todas as categorias, o pagamento do suplemento de segurança prisional e a resolução de problemas estruturais no sistema prisional.
-
“O Elvas” vence Comércio e Indústria por 2-0
O Elvas conquistou este domingo, 14 de dezembro de 2025, uma vitória importante ao bater o… -
Motards portugueses e espanhóis celebram o Natal na 3.ª Rota das Luzes
Cerca de uma centena de motards, portugueses e espanhóis, participaram, no sábado, 13 de D… -
Estamos há muito numa greve grave – a do coração
Os dias têm acordado cinzentos, as ruas estão silenciosas, e as noites chegam introspectiv…
Carregar mais artigos relacionados
-
“O Elvas” vence Comércio e Indústria por 2-0
O Elvas conquistou este domingo, 14 de dezembro de 2025, uma vitória importante ao bater o… -
Incidente com reboque obriga a desvios de trânsito em Estremoz
Um reboque desengatou hoje, dia 14 de Dezembro, em Estremoz, no sentido Portalegre, provoc… -
Município de Arronches alarga rede de estações meteorológica
Na sequência da parceria estabelecida entre o Município de Arronches e a MeteoAlentejo – A…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Incidente com reboque obriga a desvios de trânsito em Estremoz
Um reboque desengatou hoje, dia 14 de Dezembro, em Estremoz, no sentido Portalegre, provoc… -
Município de Arronches alarga rede de estações meteorológica
Na sequência da parceria estabelecida entre o Município de Arronches e a MeteoAlentejo – A… -
Homem de 57 anos morre em despiste de motociclo no concelho de Avis
Um homem de 57 anos morreu hoje na sequência do despiste do motociclo que conduzia na Estr…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
“O Elvas” vence Comércio e Indústria por 2-0
O Elvas conquistou este domingo, 14 de dezembro de 2025, uma vitória importante ao bater o…