A selecção portuguesa de râguebi, onde alinha João Mirante Granate, atleta com raízes em Elvas, qualificou-se sexta-feira, dia 18 de Novembro, para o Mundial de França2023, após empatar com os Estados Unidos 16-16, no Dubai, na terceira e última jornada do torneio final de repescagem para a competição.

Uma penalidade convertida por Samuel Marques na bola de jogo permitiu aos “lobos” igualar o marcador e garantir o apuramento para o França2023, uma vez que detinha vantagem sobre os EUA no primeiro critério de desempate, a diferença de pontos marcados e sofridos nos três jogos do torneio.

Foto: www.rugbyworldcup.com

Ao intervalo, Portugal vencia por 10-9, com um ensaio de Raffaele Storti (8 minutos), transformado por Samuel Marques (9), que converteu também uma penalidade (37), contra três penalidades do norte-americano AJ MacGinty (3, 22 e 40).

Na segunda parte, Marques (50) voltou a acertar entre os postes, mas um ensaio de Kapeli Pifeleti (60), transformado por AJ MacGinty (60), deixou os “lobos” atrás no marcador (13-16), valendo a capacidade de reacção da equipa orientada por Patrice Lagisquet, que permitiu colocar o jogo no meio-campo norte-americano no final do encontro e conquistar a penalidade decisiva.

Os portugueses e os norte-americanos disputavam a última vaga no França2023, após ambos vencerem os primeiros encontros do torneio final de repescagem, frente aos campeões asiáticos, Hong Kong, e aos vice-campeões africanos, o Quénia.

João Mirante Granate, atleta com raízes em Elvas

Portugal tinha falhado o apuramento através do agregado de resultados dos Europe Championship de 2021 e 2022, mas obteve o direito a disputar a repescagem, no Dubai, após a Espanha ter sofrido uma penalização de 10 pontos por utilização irregular de um jogador.

Esta é apenas a segunda vez que Portugal vai disputar o Campeonato do Mundo de râguebi, após a única e histórica participação, em 2007, também em França.

A selecção portuguesa vai integrar o Grupo C do Campeonato do Mundo, com País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 8 de Setembro a 28 de Outubro.

Redacção com Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Campo Maior: Banda 1.º de Dezembro assinalou aniversário com concerto especial

A Banda 1.º de Dezembro celebrou o seu 86.º aniversário e assinalou a data com um concerto…