O Plano Ferroviário Nacional (PFN), que prevê a linha de alta velocidade a servir as 10 maiores cidades do país (Lisboa, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga, Guimarães, Viseu, Évora e Faro), inclui ainda ligações ferroviárias com qualidade a 28 centros urbanos, entre os quais Elvas.

O documento de trabalho foi apresentado quinta-feira, dia 17 de Novembro, e irá agora ser colocado em discussão pública.

No que diz respeito às ligações ferroviárias com qualidade, com tempos de percurso e frequência que permitam concorrer com o automóvel, a lista inclui todas as capitais de distrito, mesmo as que actualmente não são servidas por comboio, mas também pólos como Sines, Elvas e Torres Vedras.

No plano, que recebeu mais de 300 contributos de participação pública, está prevista uma nova linha Évora-Elvas, que já está em curso, que permitirá criar condições para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Prevê ainda as linhas de alta velocidade Porto-Lisboa, Porto-Vigo e uma nova linha Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso.

Em estudo está também a ligação de alta velocidade Lisboa-Algarve, com duas alternativas, que passam pela modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos ou um novo eixo que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa-Faro inferior a duas horas.

Relativamente ao transporte de mercadorias, estão previstos novos corredores internacionais pelo Algarve e por Trás-os-Montes e um corredor piloto para comboios de maior comprimento (1500 metros) entre Sines e a fronteira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Imaculada Conceição com missa no Paiol

A celebração da solenidade litúrgica da Imaculada Conceição realiza-se quinta-feira, 8 de …