O piloto árabe Yazeed Al-Rajhi (Toyota) lidera a Baja de Portalegre, última prova do Campeonato de Portugal de todo-o-terreno, após a disputa do primeiro de dois dias de competição.
Al-Rahji concluiu os primeiros 63,32 quilómetros cronometrados com o tempo de 43.43,4 minutos e com 52,5 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o português João Ferreira (Mini). Miguel Barbosa, que em Portalegre corre com a Toyota do campeão mundial Nasser Al-Attiyah, é o terceiro classificado, a 1.09,5 minutos.
A competição começou com o habitual Prólogo (Especial de Qualificação) matinal, na Herdade das Coutadas, disputado por mais de 400 concorrentes de 22 nacionalidades. Nos automóveis, Miguel Barbosa e Hugo Magalhães foram os primeiros líderes da prova
No entanto, Yazeed Al-Rajhi e Dirk Von Zitzewitz impuseram a sua rapidez nos 59,61 quilómetros do segundo Setor Seletivo, também aos comandos de uma das mais recentes Toyota construídas pela Overdrive.
“Está tudo a correr bem e estamos a gostar bastante da prova, tanto pelos percursos como pelos espetadores. Na verdade, desde o Dakar na Argentina que não via tantos espetadores. Há mesmo muitos fãs de desportos motorizados nesta região e isso é mesmo muito bom para nós”, disse o líder da prova, citado pela organização, a cargo do Automóvel Club de Portugal (ACP).
Nota para o oitavo lugar do campeão nacional de ralis, Armindo Araújo (Can-Am), que é terceiro da categoria T3.
Nas motas, o alentejano António Maio (Yamaha) comanda, com o tempo de 46.44 minutos, deixando Gustavo Gaudêncio (Honda) a 27,7 segundos, com Miguel Castro (KTM) em terceiro, a 1.27,5 minutos.
André Sérgio (Yamaha) começou por ser o mais rápido nos 3,71 quilómetros da Especial de Qualificação, mas, no Setor Seletivo 2 (59,6 km), António Maio passou para a frente da geral, ele que já venceu sete vezes em Portalegre.
“Tenho imprimido um ritmo forte, mas em segurança, acima de tudo. O piso está espetacular e a mota também esteve perfeita. Portanto, fiz um primeiro dia como planeado, sem percalços ou erros. Tem sido um excelente treino para o Dakar e já há alguns anos que não tínhamos uma prova tão longa, por isso, quero aproveitar”, disse António Maio.
O vinhaense Luís Fernandes (Yamaha) foi o mais rápido entre os quads, com 26,1 segundos de vantagem sobre João Vale (Yamaha). Fábio Ferreira (ATV) é o terceiro, já a 1.54,7 minutos.
Nos SSV, o mais rápido esta sexta-feira foi João Monteiro (Can-Am), mas com apenas 5,7 segundos de vantagem sobre Pedro Santinho Mendes (Can-Am). Roberto Borrego (Can-Am), antigo campeão de quads, é o terceiro, a 7,4 segundos.
No sábado disputam-se mais dois setores seletivos, com um total de 384 quilómetros cronometrados.
-
Detenções, droga e roubos: Conheça o balanço semanal da PSP no distrito
Entre 22 e 28 de setembro de 2025, o Comando Distrital de Portalegre da PSP levou a cabo d… -
Candidato do Chega a freguesia de Portalegre em sessão erótica
Rebentou mais uma polémica relacionada com o Chega e desta vez em Portalegre. …
Carregar mais artigos relacionados
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de … -
Ponte de Sor celebrou Semana Europeia do Desporto com atividades para todas as idades
A última semana foi repleta de atividades para todas as idades, onde o desporto foi o mote…
Carregar mais artigos em Desporto
Veja também
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…