AInflação atingiu 10,2% em outubro, a mais elevada desde 1992, segundo uma estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde maio de 1992”, refere o INE em comunicado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o “indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,1% (6,9% no mês anterior), taxa mais elevada desde janeiro de 1994”.

“Estima-se que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá aumentado para 27,6% (taxa superior em 5,4 p.p. face ao mês precedente, destacando-se os aumentos de preços do gás natural), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 18,9% (16,9% em setembro), taxa mais elevada desde junho de 1990”, lê-se ainda na nota.

Estima-se igualmente uma variação média nos últimos 12 meses de 6,7% (6,0% no mês anterior). É referido que “o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 10,7% (9,8% no mês anterior)”.

Face ao mês anterior mês anterior, “a variação do IPC terá sido 1,3% (1,2% em setembro e 0,5% em outubro de 2021)”.

O Instituto Nacional de Estatística indicou também, esta sexta-feira, que o índice de volume de negócios no comércio a retalho abrandou 3,5 pontos percentuais face ao registado no mês anterior (5,6%), para uma variação homóloga de 2,1% em setembro, resultante essencialmente do comportamento dos produtos não alimentares.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por João Alves e Almeida
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Hospital de Santa Luzia implementa novo sistema de gestão de atendimento ao utente

Elvas: Hospital de Santa Luzia implementa novo sistema de gestão de atendimento ao utente …