O Dia Nacional das Acessibilidades celebrou-se a 20 de Outubro e a Escola Básica 2,3 n.º2 de Elvas, o Ciclo da Boa-Fé, assinala a efeméride, nos dias 25 e 26, com a realização de actividades de sensibilização.

No âmbito do Projecto de Educação para a Saúde, e inspirada pela “Fundação Salvador”, a iniciativa visou a sensibilização dos alunos dos 5.º e 6.º anos para as necessidades das pessoas com deficiência motora.

Segundo a coordenadora do projecto, Ana Isabel Canito, o mesmo vincou a urgência em provocar “uma mudança de mentalidades e o desenvolvimento de empatia por quem tem mobilidade reduzida, seja temporária, seja definitiva. Uma empatia que dê lugar à ação.

A actividade compreende uma aula da disciplina de Educação Física, por turma, no pavilhão desportivo da escola, com a orientação dos professores de Educação Física Cláudia Brotas, João Ruas e Manuel Henriques.

Os alunos são divididos em grupos, de modo a realizarem os percursos com e sem obstáculos, através de cadeiras de rodas, canadianas (muletas) e com os olhos vendados, apoiados por colegas. No final da aula, os alunos são convidados a expressar, por escrito, os seus sentimentos e dificuldades durante os percursos, bem como a necessidade de melhores acessos para quem possui estas necessidades especiais.

A atividade está a ter uma excelente adesão por parte dos alunos, tanto na parte lúdica como na reflexão.
A esta iniciativa, juntar-se-á o visionamento de uma palestra da Fundação Salvador, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e a exploração do tema, atividade partilhada com as restantes turmas da escola.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Imaculada Conceição com missa no Paiol

A celebração da solenidade litúrgica da Imaculada Conceição realiza-se quinta-feira, 8 de …