O Dia Nacional das Acessibilidades celebrou-se a 20 de Outubro e a Escola Básica 2,3 n.º2 de Elvas, o Ciclo da Boa-Fé, assinala a efeméride, nos dias 25 e 26, com a realização de actividades de sensibilização.

No âmbito do Projecto de Educação para a Saúde, e inspirada pela “Fundação Salvador”, a iniciativa visou a sensibilização dos alunos dos 5.º e 6.º anos para as necessidades das pessoas com deficiência motora.

Segundo a coordenadora do projecto, Ana Isabel Canito, o mesmo vincou a urgência em provocar “uma mudança de mentalidades e o desenvolvimento de empatia por quem tem mobilidade reduzida, seja temporária, seja definitiva. Uma empatia que dê lugar à ação.

A actividade compreende uma aula da disciplina de Educação Física, por turma, no pavilhão desportivo da escola, com a orientação dos professores de Educação Física Cláudia Brotas, João Ruas e Manuel Henriques.

Os alunos são divididos em grupos, de modo a realizarem os percursos com e sem obstáculos, através de cadeiras de rodas, canadianas (muletas) e com os olhos vendados, apoiados por colegas. No final da aula, os alunos são convidados a expressar, por escrito, os seus sentimentos e dificuldades durante os percursos, bem como a necessidade de melhores acessos para quem possui estas necessidades especiais.

A atividade está a ter uma excelente adesão por parte dos alunos, tanto na parte lúdica como na reflexão.
A esta iniciativa, juntar-se-á o visionamento de uma palestra da Fundação Salvador, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e a exploração do tema, atividade partilhada com as restantes turmas da escola.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Mau tempo causa estragos em Elvas

O mau tempo que atingiu Elvas nas últimas horas provocou estragos significativos na Avenid…