O Politécnico de Portalegre levou a cabo a semana de boas-vindas aos seus novos alunos. Entre os dias 17 e 20 de Outubro, em colaboração com a Associação Académica, foram promovidas atividades de integração, que visaram o estímulo ao convívio entre pares, mas também o incentivo à relação com a comunidade local e suas tradições.

Os novos estudantes foram convidados a participar em atividades diversas, tais como um pequeno-almoço típico no mercado municipal ou uma praxe solidária, que consistiu na pintura das casas de banho públicas da Praça da República e do Jardim da Avenida da Liberdade, em Portalegre.

Incutindo nos seus estudantes a ideia de que a praxe pode e tem obrigatoriamente de ser dinamizada com base em atividades de valor acrescentado, a presidência do Politécnico de Portalegre atribuiu um prémio, para valorizar as acções de integração promovidas pelos diversos núcleos da Associação Académica.

“Foi considerada como melhor atividade de integração, a proposta pelo Núcleo de Design, que aliou a interação social à componente artística, levando os novos alunos não só a conhecerem-se melhor, como a participarem em acções práticas, nomeadamente a pintura de um mural, a pintura de t-shirts e o exercício de repaginação de uma revista”, referiu fonte do Politécnico em comunicado. O prémio no valor de duzentos euros destina-se à aquisição de livros ou materiais para futuras ações deste núcleo.

Os núcleos de Serviço Social, Educação Social e Marketing também foram distinguidos, com menção honrosa e prémios no valor de cem euros, pelas propostas de integração concretizadas.

À semelhança do que aconteceu em Elvas, com os alunos da Escola Superior Agrária, os novos estudantes puderam participar num peddy paper, para conhecerem melhor a cidade de Portalegre.

De acordo com as matrículas efectuadas até ao momento, 67% dos novos alunos são oriundos de fora do distrito de Portalegre. Esta realidade representa, a par de um significativo impacte económico na região, uma oportunidade para rejuvenescer o território, mas, indiscutivelmente, um desafio para quem nunca saiu “de casa dos pais” e chega a uma nova cidade, daí a pertinência de concretizar este tipo de ações de integração.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Chuva intensa provocou 65 inundações nos distritos de Évora e Portalegre

A chuva intensa que caiu hoje no Alentejo provocou 65 inundações, até às 20:00, em vias pú…