Os utentes do lar de idosos onde deflagrou hoje um incêndio, no concelho de Montemor-o-Novo, vão ser realojados na zona de concentração e apoio à população (ZCAP) do concelho, revelou o presidente da Câmara.
Em declarações à agência Lusa, o autarca de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, indicou que o fogo deixou sem energia eléctrica o edifício do lar e que, agora, é necessário “substituir o quadro e verificar as instalações eléctricas”.
“Não há previsão” para o regresso dos 20 utentes ao lar, pois “a substituição do quadro e a verificação das instalações eléctricas pode demorar algum tempo, semanas talvez”, referiu o autarca alentejano.
O incêndio, para o qual foi dado alerta às 11,15h de hoje, atingiu o edifício do Lar “O Girassol”, da Associação de Protecção Social à População de São Geraldo, situado nesta aldeia de Montemor-o-Novo, não havendo vítimas a registar.
Segundo o autarca, esta manhã, devido ao incêndio, “as funcionárias do lar conseguiram evacuar o espaço”, por precaução, e levaram “os 20 utentes, alguns deles acamados, para o Centro Cultural de São Geraldo”.
Ainda hoje, adiantou Olímpio Galvão, os utentes vão ser transferidos para ZCAP do concelho, espaço criado durante a pandemia de Covid-19 pelo município e pela Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo no edifício do antigo Hospital de Santo André.

“O espaço existe desde o tempo da pandemia e ainda não foi desmontado”, assinalou, salientando que a Santa Casa Misericórdia de Montemor-o-Novo vai assegurar refeições e a lavagem de roupa dos utentes aí instalados.
A Misericórdia de Montemor-o-Novo também vai fornecer as refeições aos 11 utentes da aldeia de São Geraldo com apoio domiciliário, realçou, notando que o apoio é garantido através de um protocolo existente entre o município e a instituição.
As operações de socorro mobilizaram as corporações de bombeiros de Montemor-o-Novo, Arraiolos e Mora, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a GNR e o Serviço Municipal de Protecção Civil.
No total, estiveram envolvidos 33 operacionais, apoiados por 13 veículos, incluindo uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER).

SM // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: Aldeia dos Duendes, Feira e Comboio de Natal prometem animar quadra festiva

Sob o mote “Onde tudo se faz Natal”, Campo Maior volta a assinalar a quadra natalícia com …