A cidade de Elvas vai acolher, entre os dias 20 e 22 de Outubro, o 1º Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária.

O evento, que terá lugar no Cine-Teatro Municipal, representa, segundo a organização, “uma troca de experiências entre Espanha e Portugal, no que se refere à fusão multidisciplinar na casa do doente – desde os aspectos mais básicos até aos mais complexos do atendimento hospitalar -, tendo sempre presente o aspecto fundamental da nossa actividade diária: uma atenção centralizada ao doente desde o conforto e segurança do seu domicílio, abrangendo todos os níveis assistenciais”.

Cursos, mesas-redondas e sessões teóricas e práticas são algumas das iniciativas que fazem parte do programa científico.

“Tentámos elaborar um programa atraente que abrange todos os aspectos da assistência domiciliária, promovendo os mais altos standards de qualidade e as novidades tecnológicas na matéria”, explicou Juan Manuel Urbano, presidente do congresso.

“Teremos a participação de convidados de um e outro lado da fronteira de reconhecido prestígio. Haverá um curso pré-congresso que esperamos seja de grande interesse para todos, assim como mesas-redondas e sessões de comunicações orais que não duvidamos sejam de grande interesse desde o ponto de vista formativo e científico”, acrescentou o médico da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

Segundo o mesmo responsável, o 1º Congresso Ibérico de Hospitalização Domiciliária irá decorrer numa cidade “património da UNESCO que pertence à eurocidade Eurobec (Badajoz/Elvas/Campo Maior)”, representando “muito bem esta simbiose hispano-portuguesa e cuja beleza arquitectónica, aliada à cordialidade da sua gente, contribuirá, sem dúvida, para o sucesso do evento, não só da parte científica, mas também da parte cultural e social”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Atletismo: Maria Jesus Monraia vence Carrera Popular de Lobón

A atleta elvense Maria Jesus Monraia venceu terça-feira, dia 6 de Dezembro, a Carrera Popu…