O Rotary Clube de Portalegre e o Rotary Clube de Vila do Conde, instituíram o Prémio “José Régio”, que vai na sua XVI edição, tendo distinguido, no dia 8 de Outubro, dois alunos destas localidades. É um prémio atribuído, anualmente, ao melhor aluno de Português do décimo segundo ano de cada cidade.

A sessão foi realizada na cidade de Vila do Conde, na semana passada, tendo sido distinguidos os alunos Inês Ribeiro de Oliveira Peixe, de Portalegre, e Beatriz Mesquita da Silva, de Vila do Conde.

Trata-se de homenagear José Régio, figura ímpar da cultura, que nasceu em Vila do Conde e viveu, grande parte da sua vida, em Portalegre onde fora colocado, como professor, no então Liceu Nacional de Portalegre.

“A Inês e Beatriz foram dignas merecedoras desta distinção a avaliar pelos seus currículos e resultados alcançados no final do ensino secundário. Este prémio, inteiramente merecido e dentro do espírito rotário, irá certamente, constituir um marco na vida destes jovens e das suas famílias, incentivando-os a tornarem-se líderes ativos e interventivos nas suas comunidades”, frisou Ricardo Ribeiro, do Rotary Clube de Portalegre.

Este prémio visa também contribuir para o estreitamento dos laços que unem as duas cidades e os dois clubes rotários.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar no Centro de Documentação José Régio, equipamento contiguo à casa do escritor. Seguiu-se uma visita à praça com o nome do escritor e junto à sua estátua foram recitados os poemas Cântico Negro e Romance de Vila do Conde

O momento foi distinguido pela entrega de um diploma e o prémio no valor de 250 euros, para além de algumas lembranças alusivas a José Régio.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…