Na próxima sexta-feira, 14 de outubro, a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) irá comemorar o 26º aniversário do seu início das atividades letivas. Nesta comemoração será assinalado o 10º aniversário do protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Portalegre e o Exército Português que permitiu que, com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Elvas, se fizesse o investimento necessário para que, parte de instalações militares fossem recuperadas e usadas para fins letivos.

A comemoração terá início às 14h no Auditório da Escola. Serão intervenientes a Diretora da ESAE, Prof.ª Doutora Rute Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida e o Presidente do IPP, Professor Doutor Luís Carlos Loures.

A importância desta parceria será assinalada pela comunicação do Coronel Manuel Teles Grilo intitulada: “ESAE-IPP e Exército Português: uma parceria em torno do património”.

Ressaltando o papel e a importância dos seus recursos humanos para a afirmação e crescimento da Escola, nesta sessão serão homenageados os colaboradores que colaboram com a ESAE-IPP há 25 anos. O programa conta ainda com momentos musicais interpretados pela Dr.ª Anabela Carrilho e uma exposição fotográfica do fotógrafo Abel Dias.

Com o estabelecimento do protocolo com o Exército Português e com a Câmara Municipal de Elvas, nasce em 2013 o Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas (CAFEE) localizado num dos espaços mais nobres da cidade e de uma enorme riqueza histórica.

Este protocolo e as mais-valias daí decorrentes permitiram fixar a componente prática da licenciatura em Equinicultura em Elvas, elevando a qualidade do serviço prestado aos alunos. Desde então, os alunos da licenciatura em Equinicultura e do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Formação Equestre, usufruem das seguintes instalações no CAFEE: um campo de obstáculos de 5400m2, um picadeiro coberto 30m x 20m e duas cavalariças com capacidade para 43 cavalos, três salas de aula.

Os alunos da licenciatura em Enfermagem Veterinária e do Curso Técnico Superior Profissional em Cuidados Veterinários beneficiam igualmente deste espaço ao poderem ter práticas em equinos em contexto real.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Presépios de playmobil para ver na Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em Elvas, vai acolher, a partir de 8 de Dezembro, a exposição “Presépio…