A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summir, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de Outubro, terá um “enfoque especial” nas oportunidades de investimento disponíveis no sector, anunciou a organização.
Com o tema “Flying for a World of Opportunities”, a Portugal Air Summit, cujo programa foi apresentado segunda-feira, dia 3 de Outubro, em Lisboa, e é considerada a “maior cimeira aeronáutica” da Península Ibérica, vai reunir “intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos sectores de aeronáutica, espacial e defesa, que actualmente regista um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 87% dizem respeito a exportações para vários mercados internacionais, e conta com mais de 18.500 profissionais em Portugal”, segundo a organização.
Esta 6.ª edição, uma iniciativa da Câmara de Ponte de Sor e da The Race, com o apoio de instituições e empresas, vai dar “um enfoque especial” às “oportunidades de investimento disponíveis [no sector] para uma retoma que se espera singular até 2030” e conta com novidades como um desfile de moda e a aterragem de um Airbus 320 da SATA Airlines.
“Queremos cada vez mais envolver parceiros que tragam para Portugal o apetite, o interesse para que as empresas portuguesas possam elas envolver-se em projectos internacionais. Temos a zona de negócios para que as empresas tenham hipóteses de internacionalização”, contou o CEO da The Race, Nuno Molarinho.
Esta edição inclui um programa com 70 painéis de conferências, com cerca de 200 oradores, 20% dos quais estrangeiros e cerca de 30% são presidentes ou vice-presidentes de grandes empresas internacionais.
Durante os três dias vão ser abordados temas sobre aeronáutica, aeroespacial, defesa e aviação não tripulada e pela primeira vez, segundo a organização, o evento vai contar com uma formação da IATA com cerca de 150 elementos de todo o mundo.
“Vamos ter projectos que serão apresentados e serão novidade. No dia 15, no sábado, temos o evento mais lúdico, o ‘air show’, mas este ano temos novidades. Vamos ter um Airbus 320 da SATA Airlines que vai aterrar pela primeira vez no Alto Alentejo e que vai estar durante dois dias para que possa ser visitado e para mostrar a capacidade do aeródromo em receber este tipo de aeronave”, disse o CEO da The Race.
Esta edição vai receber igualmente, segundo Nuno Molarinho, um avião inglês, um SpitFire, que já esteve em Portugal.
“Este ano, e a propósito das companhias áreas, fomos repescar o que acontecia nos anos 60, que era basicamente uma competição entre companhias aéreas, tinha a ver com um desfile de moda com as fardas das companhias. No sábado à noite vamos ter um desfile com 10 companhias. Vai-nos trazer o ‘glamour’ das companhias aéreas”, destacou.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, realçou a importância da cimeira, o seu reconhecimento a nível nacional e internacional, a sua missão de atrair investimento e as dificuldades de organização para um município como o de Ponte de Sor.
“Atrair investimento é a principal missão. Há muito que a cimeira passou as fronteiras do município de Ponte de Sor e a região do Alentejo”, disse.

DD // JNM
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…